Com a chegada do Dia dos Namorados, o mercado se prepara para um dos períodos de maior volume de vendas. E com o aquecimento da economia, surgem as práticas abusivas dos estabelecimentos para com os consumidores. Para isso, atento a todo tipo de demanda, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) realizou uma pesquisa de preços em vários estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM
Os fiscais averiguaram lojas no Centro de Maceió e nos shoppings da capital. Os valores dos itens, que vão de roupas a eletrônicos, variam de R$ 8,99 e R$ 6.999,00.
Segundo João Lessa, Coordenador de Fiscalizações, durante esses períodos onde o mercado tem uma maior demanda os consumidores devem ficar atentos e conhecer bem os seus direitos. Os cidadãos devem exigir a nota fiscal, prazo de garantia por escrito e prestar atenção aos prazos de troca e devolução.
“Como no Dia dos Namorados os presentes mais procurados são roupas, calçados, acessórios como bolsas e cosméticos, além de eletrônicos, como aparelhos celulares, a pesquisa deu ênfase a esses itens, especialmente na qualidade e nos preços”, afirma a fiscal Adelaide Fernandes.
“É muito importante que o povo alagoano não tenha receio em abrir reclamações junto ao Procon, caso se sinta prejudicado ou lesado. O Código de Defesa do Consumidor resguarda os direitos de cada cidadão e o Instituto está preparado para eventuais problemas”, diz o Presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Confira as pesquisas com os preços na íntegra:
+Lidas