Um torneio de canto de pássaros foi interrompido pela Polícia Militar (PM), que apreendeu dezenas de aves no local do evento, em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, neste domingo (17).
As aves silvestres foram apreendidas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) para que sejam reabilitadas e reintroduzidas ao habitat natural. Os pássaros, segundo o BPA, são de alto valor comercial e pela quantidade apreendida a polícia estima um prejuízo de aproximadamente 300 mil reais.
LEIA TAMBÉM
Dezenas de pássaros são apreendidas em torneio de canto em Marechal Deodoro
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) March 17, 2024
Leia no https://t.co/ISNKNSrzV2 pic.twitter.com/c2oCcTS0Qn
De acordo com a PM, as aves foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió.
Segundo a Lei 9.605/1998, a criação de um animal silvestre de forma legalizada está condicionada à origem do animal, isto é, se é procedente de um criadouro autorizado pelo Ibama ou por órgãos ambientais ligados aos Estados. A pena prevista para o crime é de detenção de 6 meses a 1 ano e multa, podendo ser dobrada em casos mais graves, como crime praticado contra espécie em extinção.