Para fortalecer as ações de educação para o trânsito e promover a integração entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, o Detran Alagoas participou do I Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito (EENET) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O evento teve início nesta segunda-feira, (2), no auditório da seccional de Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).
LEIA TAMBÉM
O I EENET reuniu um público que trabalha diretamente com educação para o trânsito, promovendo discussões e atividades para aprimorar, expandir as iniciativas, e consolidar as iniciativas de Educação para o Trânsito do órgão.
De acordo com André Paes, superintendente regional do DNIT em Alagoas, o encontro é um marco significativo para o aprimoramento e a consolidação das iniciativas de Educação para o Trânsito, como o Galera do DNIT e o Programa Conexão DNIT.
“Os nossos programas têm levado conscientização para as crianças e adolescentes mostrando a importância da segurança no trânsito, para que desde cedo os jovens tenham mais respeito pelas leis de trânsito, e assim contribuam com a redução dos índices de sinistros no Brasil”, afirmou o superintendente.
Segundo Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, os temas que serão discutidos durante os três dias de evento são fundamentais para que possamos mudar a realidade atual do trânsito.
“A educação para o trânsito é um dos pilares que precisamos continuar investindo, e aumentar o investimento, para no futuro conseguirmos colher os frutos e reduzir os números de sinistros, principalmente os fatais,e os que deixam homens e mulheres com sequelas para o resto da vida. Precisamos envolver todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, para assim alcançarmos o nosso objetivo que é salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro”, afirmou Marco Fireman.
No primeiro dia do EENET, tivemos a palestra de dois servidores do Detran, o Antônio Monteiro, subchefe de engenharia do Detran Alagoas, com o tema Comunicação e Segurança no Trânsito, e Edira Soares, Chefe de Educação para o Trânsito do Detran, falando sobre Educação para o Trânsito em Sala de Aula.
Quem também esteve presente na abertura do evento foi George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes. “A educação para o trânsito vem para preservar todos os envolvidos no trânsito, tanto os condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas. Precisamos envolver todos os integrantes do SNT, e adequar as estratégias para cada realidade local, já que o Brasil é enorme e cada local possui suas especificidades”, disse.
Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito, fez a palestra de abertura do EENET com o tema: PNATRANS: Metas e Desafios da Educação para o Trânsito. “O Ministério dos Transportes tem dado total apoio às ações da Senatran, e tem sido fundamental, definindo como uma agenda estratégica, para conseguirmos aumentar a segurança viária. E são eventos como esse que conseguiremos multiplicar o conhecimento”, afirmou.
O evento vai ocorrer até a próxima quarta-feira (4), com palestras, mostra fotográfica, oficinas e painéis.
LEIA MAIS
+Lidas