Durante os últimos dias, circularam mensagens de texto por celular informando que um processo de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estaria aberto junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas, e que, para acompanhar o procedimento, o usuário deveria clicar em um link enviado junto à mensagem. O Detran alerta que não entra em contato com usuários enviando mensagens de texto, e-mails ou por ligação.
LEIA TAMBÉM
"Todas as notificações sobre a instauração de processos são encaminhadas via postal, por meio dos Correios, e em publicação no Diário Oficial do Estado quando não se consegue realizar a entrega ao condutor. Vale ressaltar que os usuários não devem clicar em links suspeitos, e nem fornecer informações pessoais em sites desconhecidos”, explica Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran.
Ao clicar no link contido nas mensagens, o usuário é direcionado para uma página falsa do Gov.br, (com uma URL: taxacnh.org/) mostrando todas as informações do condutor e, no fim da página, um botão: Regularizar. É assim que os usuários caíam no golpe, ao tentar resolver o suposto “problema”.
Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran Alagoas (www.detran.al.gov.br), procurar o atendimento presencial em qualquer unidade do órgão estadual, ou acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).