Detran-AL divulga calendário de licenciamento de veículos para 2022

Publicado em 02/02/2022, às 15h04
Secom Maceió
Secom Maceió

Por Ascom Detran-AL

O Detran/AL divulgou em seu site as datas de vencimento do licenciamento anual de veículos para 2022 (a "amarelinha'). As orientações sobre como efetuar o pagamento, data de vencimento da parcela e demais informações estão neste link, na aba serviços > veículo > IPVA > calendário de licenciamento.

As penalidades em relação ao veículo não licenciado somente ocorrerão caso o veículo esteja circulando após vencimento do CRLV. Quanto às informações gerais sobre o pagamento do licenciamento de veículos para 2022 (a amarelinha) em Alagoas, seguem abaixo.

Informações gerais sobre o licenciamento (amarelinha) de veículos em 2022. Passado o prazo de vencimento do licenciamento, dirija-se ao Detran/Ciretrans/Postos Avançados ou emita no site uma nova guia de licenciamento. Caso algum débito cobrado na guia já tenha sido pago, enviar comprovantes de pagamento para: arrecadaçã[email protected] 

A taxa referente à conservação e manutenção de vias públicas, obedece a legislação específica de cada município. 

O CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, somente será emitido após a quitação total dos débitos ( Detran - Taxas e multas, DPVAT/Seguro - Seguro obrigatório (apenas para veículos em débito de anos anteriores a 2021), Sefaz - IPVA). 

O pagamento do IPVA, exercício 2022, deverá ser efetuado em cota única ou em até  6 (seis) parcelas mensais e sucessivas, conforme calendário abaixo: 

Sobre o valor do IPVA a ser recolhido integralmente em cota única será concedido desconto de 05% (cinco por cento), desde que efetuado até 31 de janeiro de 2022 (para todos finais de placas), devendo, nesse caso, ser emitido o documento de arrecadação no site www.sefaz.al.gov.br. 

O valor mínimo de cada parcela de IPVA não poderá ser inferior a R$ 100,00 (cem reais); Após atualização dos pagamentos, baixe seu Crlv-e pelo http://detran.al.gov.br/veiculos/emissao-crlv-digital/;

Após o prazo de validade do CRLV do ano anterior, caso o cidadão não porte o CRLV atualizado, será devidamente autuado pela fiscalização de trânsito.

Gostou? Compartilhe