Detran abre 1.800 vagas extras para candidatos retardatários à 1ª Carteira de Habilitação

Publicado em 29/10/2024, às 17h04
Detran Alagoas abre 1.800 vagas extras para candidatos retardatários à 1ª Carteira de Habilitação | Felipe Yuri / Ascom Detran
Detran Alagoas abre 1.800 vagas extras para candidatos retardatários à 1ª Carteira de Habilitação | Felipe Yuri / Ascom Detran

Por Ascom Detran-AL

O processo para uma pessoa obter a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade de até 12 meses, contando a partir da realização dos exames físico e psicotécnico. Pensando nos candidatos que estão encerrando esse prazo, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) irá ofertar 1.800 vagas extras nas provas práticas para esses usuários, nos meses de novembro e dezembro, tanto em Maceió como no interior do estado.

Nesse processo, o candidato deve fazer as aulas teóricas e práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFCs), e realizar as provas no Detran. Segundo Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito, os usuários que estejam perto de finalizar o prazo dos 12 meses para obter a 1ª CNH devem fazer o agendamento das provas práticas no site do Detran.

“Serão 1.400 vagas extras somente para Maceió, onde as provas serão realizadas no período da tarde, e irão atender os usuários da capital e de toda a Região Metropolitana. As outras 400 vagas vão ser distribuídas nas 14 cidades em que o Detran possui Ciretrans”, explica Mesquita.

Outros candidatos beneficiados são aqueles que deram início ao processo de habilitação durante o ano de 2019 e, por causa da pandemia de Covid-19, não conseguiram finalizá-lo. Elas precisam encerrar o processo até o dia 31 de dezembro de 2024, conforme a deliberação nº 271 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, essa é mais uma ação do Detran para ajudar os candidatos que estão em busca da 1ª CNH. “Estamos fazendo esse segundo mutirão aqui em Maceió para conseguir zerar a fila de provas práticas. Isso vai trazer um benefício enorme para a população que está em busca da 1ª habilitação e precisa, por exemplo, do documento para conseguir um emprego”, afirmou Marco Fireman.

Gostou? Compartilhe