O mês de junho é uma delícia, um período recheado de doces e comidas saborosas. Mas quem abusou do pé-de-moleque e companhia durante as últimas semanas não precisa desanimar e nem jogar a toalha: é possível desinchar e até emagrecer com uma dieta detox pós-festa junina!
Desde a falta de controle sobre o bolo de milho até o seu amor por quentão para acompanhar os petiscos, é provável que o corpo se sinta confuso com a adição calórica inesperada. Portanto, nesse momento, o organismo precisa se “desintoxicar” dos excessos. Mas, como? Com alimentos funcionais e antioxidantes que ajudam a desinchar o corpo.
Porém, antes de mais nada, você sabe o que é uma dieta detox? Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada para adotar novos hábitos alimentares. A dieta de desintoxicação pode ser explicada dessa maneira.
Assim, olhando à primeira vista, o detox pós-festa junina não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico. Ou seja, laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.
Portanto, o organismo elimina o excesso de toxinas. Dessa maneira, você recupera energia e emagrece sem sacrifício.
Nutrientes para a dieta detox
Assim, para mostrar que existem alternativas nessa dieta, explicamos quais são os nutrientes que não podem faltar na detox. Além disso, em quais alimentos é possível encontrá-los.
- Fibras: Farelo de aveia, chia, quinoa, linhaça, gergelim, folhas verdes;
- Vitamina B2: Amêndoas ,brócolis, espinafre e cogumelos;
- B3: Frango, lentilha, feijão e aspargos ;
- B12: Salmão, frango e peru;
- Vitamina A: Cenoura, batata doce, inhame, abóbora, agrião e goji berry;
- C: Laranja, acerola, pimentão, repolho e tomate;
- Vitamina E: Azeite, amêndoas, abacate, coco, óleo de coco, nibs de cacau;
- Flavonoides: Cebola, manjericão, cranberry, alho, couve, couve de bruxelas, chá, endro, tomilho, feijão azuki, pimenta, hortelã e camomila;
- Fosfolipídeos: Repolho, couve e linhaça;
- Coenzima Q10: Espinafre, brócolis, amendoim, sementes de mostarda;
- Zinco: Amêndoas, ervilha, gengibre;
- Metionina e lisina: Leguminosas, alho, linhaça;
- Selênio: Castanhas;
- Bioflavonoides: Frutas vermelhas;
- Cromo: Avelã, aveia em flocos, nozes, pão integral, cacau.
Alimentos para o cardápio da dieta detox pós-festa junina: Passo a passo para desinchar
- Durante esse período deve ser evitado o uso de sal, consumo de embutidos ou alimentos que contenham mais de 200 mg de sódio na porção. Da mesma maneira, é importante evitar ingerir carne de sol e de porco, bacalhau e peixes de água salgada.
- Além disso, consumir 2,5 litros de água por dia.
- Comer melancia, pois, a fruta é constituída basicamente de água e é uma grande aliada na eliminação das toxinas do corpo a partir do rim.
- Colocar melão no cardápio. Fonte de potássio e magnésio, que atuam favorecendo a função renal.
- Temperar os pratos com alho, que é fonte de potássio, além de salsinha e cebolinha, que contêm magnésio e potássio.
- Limão. A fruta tem efeito detox, ajuda a eliminar toxinas e melhora a digestão. Entre outras propriedades, ele é rico em vitamina C, o que faz com que fortaleça o sistema imunológico.
- Apostar no pepino. O vegetal tem enxofre e silício que aumentam a micção, estimulando os rins a remover o ácido úrico. Da mesma forma, é fonte de água e potássio e com baixo teor de sódio. Também o pepino inibe a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço.
- Por fim, chás. O consumo de 300 ml incentiva a redução de líquidos corporais ativando o sistema circulatório. As ervas mais eficazes são cavalinha, chá branco, chá verde, mate e hibisco.
Receita de suco detox com couve, limão e pepinoIngredientes
- 150 ml de água de coco
- Suco de meio limão
- 2 folhas de couve
- 1 maçã descascada
- ½ pepino
Modo de preparo
Bata, coe e, por fim, consuma.