Detentos tentam fugir do Baldomero Cavalcanti e são contidos por policiais penais

Publicado em 23/01/2022, às 16h13
Cortesia
Cortesia

Por TNH1

Três detentos do presídio Baldomero Cavalcanti foram contidos por policiais penais no momento em que tentavam escapar do complexo prisional alagoano, na madrugada deste domingo, 23. A informação foi passada ao TNH1 por um agente de segurança e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) confirmou a tentativa de fuga por meio de nota.

Segundo informações colhidas pela reportagem, os reeducandos usaram uma teresa, corda confeccionada com tecidos geralmente utilizada para fuga, e pularam o muro por trás do canil do presídio, por volta de 4h30. Na sequência, eles foram recapturados quando chegaram ao pátio externo do Baldomero Cavalcanti. 

(Crédito: Cortesia)

O Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit) comunicou que os homens estavam no módulo destinado para presos sem convívio antes de conseguirem o acesso ao pátio.

O trio foi transferido para o Presídio de Segurança Máxima e será encaminhado para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, Agreste alagoano.

Leia a nota da Seris:

A Polícia Penal agiu e conteve uma tentativa de fuga de três presos que estavam numa das unidades administradas pela SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social).

De acordo com a direção do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), a ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (23), no Presídio Baldomero Cavalcanti, e acompanhada, para a devida intervenção, pela coordenação plantonista do grupamento.

Ainda conforme o Gerit, por volta de 4h30 da madrugada os três envolvidos, que se encontravam no módulo destinado a presos sem convívio, conseguiram alcançar o pátio externo da unidade, mas, a mobilização da segurança orgânica da Polícia Penal atuou e, de pronto, conteve a tentativa de fuga.

A corporação é hoje a detentora da prerrogativa de atuar na segurança interna e áreas contiguas às unidades prisionais, e a que detém ainda a atribuição de atuar em intervenções envolvendo presos que se encontram recolhidos ao sistema carcerário, incluindo operações de transporte, como a realizada nesse sábado (22).

Depois que os policiais penais adotaram os procedimentos definidos em protocolos de segurança, os presos que tentaram fugir na madrugada deste domingo foram recolhidos a outra unidade: o Presídio de Segurança Máxima (PSM), de onde, também por consequência da tentativa de fuga, deverão ser recambiados para o Presídio do Agreste.

Gostou? Compartilhe