Plantar

Descubra 5 plantas pendentes de sombra para transformar seu espaço

Em 18 de Setembro de 2023 às 07:51
Foto de Kate Darmody na Unsplash

Se você tem um espaço sombreado em seu jardim, na sua varanda ou mesmo na sala de casa e está em busca de opções para dar vida a esse espaço, mantendo a pegada do urban jungle, então as plantas pendentes de sombra podem ser uma solução perfeita! Elas não apenas adicionam um toque de verde e frescor, mas criam um ambiente aconchegante e agradável, mesmo nas áreas mais escuras. Por isso eu trouxe 5 opções para o seu lar e o melhor, todas são fáceis de cuidar e encontrar.

1 – Jiboia (Epipremnum aureum): Uma das plantas mais fáceis de cuidar, além de ser a queridinha dos lares brasileiros. Suas longas e belas folhas encantam qualquer ambiente e permitem com que você não precise movimentá-la de lugar para pegar ou não sol. As jiboias são ótimas opções para deixar em ambientes sem iluminação direta. É excelente para vasos suspensos, e tem a vantagem de dar um toque tropical ao seu ambiente. Exigem solos ricos em matéria orgânica e regas periódicas, mas sem excesso.

2 – Cacto macarrão ou Rhipsalis (Rhipsalis spp.): É uma planta com grande potencial decorativo. Seu estilo é mais despojado e suas folhas se assemelham a “cabelos despenteados”. Seu habitat preferido é um lugar com sombra e seus cuidados são bem simples e se assemelham aos das orquídeas, pois preferem ambientes sombreados, solos férteis e bem drenados e regas semanais, a depender da região, por isso sugiro sempre fazer o teste do palito.

3 – Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum): Essa planta é uma samambaia, no entanto diferente de muitas outras, essa planta cresce apoiada em arvores, além disso ela é tão antiga que viu os dinossauros nascerem e morrerem. Suas folhas são largas e ramificadas podendo chegar facilmente a 1 metro de comprimento. Ela pode ser plantada em qualquer local com madeira pra se fixar, normalmente são plantadas em troncos suspensos e necessitam apenas de sombra, umidade e circulação de ar para crescer e prosperar. Outro detalhe é que possui dois tipos de folhas as que captam nutrientes e fazem a propagação e as folhas que protegem a base da planta.

4 – Coração emaranhado (Ceropegia woodii): Ela possui lindas folhas em formato de coração e é capaz de transformar um ambiente com suas cores. Nativa da África do Sul, pode atingir até 2 metros de comprimento. Suas folhas são suculentas e além de pendente também é trepadeira. Normalmente são plantadas em vasos em paredes, onde elas serão as únicas. Por ser uma suculenta, preferem um ambiente mais seco, com solo drenável, mas rico em matéria orgânica.

5 – Cordão-de-pérolas (Senecio rowleyanus): Uma das suculentas mais conhecidas hoje em dia, devido suas folhas em formato esférico que crescem a partir de uma cordão. Nativa das regiões desérticas da África, e suas folhas servem como reservatórios de água. O comprimento das hastes pode chegar a 1 metro de comprimento. Muito utilizada em vasos suspensos no ar ou em locais altos para que assim suas folhas possam proporcionar um efeito cascata magnifico e, embora seja uma planta de sol pleno se adapta muito bem a locais de sombra. O solo deve ser arenoso e drenável com regas mais frequentes na primavera.

Gostou? Compartilhe