Os descongestionantes nasais são medicamentos indicados para o alívio de sintomas provocados por resfriados, quadros alérgicos, rinites e sinusites. Por isso, é comum que as pessoas recorram a eles ao primeiro sinal de congestão nasal ou dificuldade para respirar. Entretanto, é preciso ficar atento aos riscos à saúde que o uso excessivo e inadequado que esse tipo de medicamento pode causar, conforme explica o otorrinolaringologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Dr. Gleydson Lima.
LEIA TAMBÉM
“Os descongestionantes nasais contêm substâncias vasoconstritoras em sua fórmula que atuam contraindo os vasos sanguíneos da mucosa nasal. Por isso, o alívio dos sintomas é quase imediato. Porém, quando esses medicamentos são usados sem orientação médica e por períodos prolongados, podem desencadear uma série de consequências adversas para os pacientes”, alerta o especialista.
Efeito rebote
A primeira delas é a dependência, já que a sensação de alívio é passageira. “Depois de algum tempo, os sintomas retornam e o nariz volta a entupir, o que obriga as pessoas a diminuírem, progressivamente, o intervalo entre as aplicações a ponto de precisar ter sempre por perto um frasco do medicamento para poder respirar melhor”, alerta o médico.
Outro agravo à saúde diz respeito aos problemas cardíacos que o uso inadequado dos descongestionantes pode causar. Isso acontece porque as substâncias do medicamento também entram na corrente sanguínea, podendo causar aumento da pressão arterial, arritmias, insônia, tonturas, dores de cabeça, retenção urinária, infarto e, em casos mais agudos, até levar à morte.
Uso é contraindicado durante a gestação
O otorrino da Hapvida NotreDame Intermédica também chama atenção para o uso do fármaco durante a gravidez. “Essa é uma prática contraindicada, pois pode prejudicar o fluxo sanguíneo da placenta e causar malformações no bebê. Por isso que, apesar de não requerer prescrição médica, é extremamente importante utilizar descongestionantes com responsabilidade e moderação. Consulte sempre um especialista”, completa.
Confira algumas dicas do Dr. Gleydson Lima para uma boa saúde nasal:
• Manter um nariz limpo é um meio de obter uma qualidade de vida melhor e a lavagem nasal com soro fisiológico é a melhor opção;
• Evite exposição excessiva ao ar-condicionado, que resseca as narinas;
• Ingira bastante água. O líquido ajuda a manter a mucosa sempre úmida, promovendo uma passagem de ar mais eficiente e eliminando secreções.
LEIA MAIS
+Lidas