Contextualizando

Desafio: quem sabe dizer quantos servidores tem a Assembleia Legislativa de Alagoas?

Em 11 de Agosto de 2023 às 08:00

O maior mistério da administração pública de Alagoas tem nome e endereço: Assembleia Legislativa Estadual, Praça Pedro II, Centro de Maceió.

A questão é bastante objetiva: ao longo do tempo e depois de tanta operações policiais/judiciais, inclusive com prisões de parlamentares, ninguém jamais conseguiu saber a quantidade exata de servidores da principal casa legislativa de Alagoas.

Dentre servidores efetivos, terceirizados, precarizados e “fantasmas”, tem sido impossível quantificar o número exato a serviço dos 27 parlamentares caetés.

Como é público e notório – e não é coisa recente, existe há décadas – uma situação normal é a prática de “rachadinha”, pela qual o cidadão consegue uma boquinha na ALE, não precisa dar expediente, mas tem de compartilhar seu ganho financeiro mensal com quem o colocou lá.

Uma situação injusta para com os funcionários dedicados da casa, que dão expediente diariamente, fazem jus ao salário que recebem e, normalmente, são incluídos no rol dos que nem  aparecem por lá.

Um caso notório ganhou as redes sociais nesta quinta-feira com a publicação, no Diário Oficial da ALE, da nomeação do ex-deputado estadual Jairzinho Lira e da sua esposa, Fabiana Lira, para cargos comissionados de Assessor Administrativo Especial, com salários que podem chegar a R$ 23.559,40.

Não é nada, não é nada, é mais um acinte ao contribuinte, pois certamente o distinto casal não deverá por os pés na Assembleia Legislativa – talvez tenham de ir lá assinar algum documento referente à nomeação -, embora irá embolsar, somados, a partir de agora, R$ 47 mil a cada mês.

Ambos engrossam a lista de ex-políticos, normalmente após perder o mandato, ou protegidos deles, que povoam a folha de pagamento da ALE.

Tavares Bastos, um político conterrâneo tão decente e correto, reconhecido nacionalmente pela sua postura cívica, certamente deve estar envergonhado de emprestar seu nome para patrono da nossa Assembleia Legislativa.

Eita Brasil sem jeito…

Gostou? Compartilhe