por Edson Moura
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Nas 24 horas que marcaram a passagem dos dias 24 e 25 de novembro de 2023, a marca Ram surpreendeu o mercado com um teste absolutamente inédito.
A Nova Rampage ganhou a pista do Circuito Panamericano e rodou, ininterruptamente, o equivalente a seis meses de uso em apenas 24 horas.
Este, que foi um dos maiores e mais exigente test-drive já realizado no Brasil, teve ainda a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e contou com dezenas de pessoas envolvidas na execução e centenas de convidados, entre jornalistas, pilotos e amantes da marca Ram.
Os jornalistas Edson Moura, do Pajuçara Auto e do canal Autolive e Mário Sérgio do Autoplay, participaram do desafio e colocaram seus nomes no recorde com direto até a certificado. A participação você confere neste final de semana no Pajuçara Auto na Tv Pajuçara – Record Alagoas
A versão escolhida para o feito foi a R/T e não por acaso. Trata-se da picape mais rápida e veloz produzida no Brasil, com 272 cv de potência e dona de marcos impressionantes de performance, como a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos, o melhor entre as picapes produzidas na América do Sul, e uma velocidade máxima de 220 km/h, a maior entre as picapes comercializadas oficialmente no Brasil.
A prova, que teve duração exata de 24 horas, 1 minuto, 22 segundos e 507 milésimos (de acordo com os equipamentos certificadores da CBA), recebeu a bandeirada final do Diretor de Prova Sérgio Berti, representante da Confederação Brasileira de Automobilismo, validando essa grande ação da marca Ram e atestando a robustez do seu novo modelo.
Os números finais foram absolutamente superlativos. A principal pista do complexo da Pirelli contou com a presença de quatro unidades da Rampage R/T, sendo que uma das unidades percorreu mais de 1.850 km.
Somadas as distâncias das quatro Rampage que rodaram no Circuito Panamericano neste intervalo de 24 horas – um total de mais de 5 mil km – já seria o suficiente para traçar um paralelo de uso normal de um cliente de aproximadamente seis meses.
Vale ressaltar que, mesmo em uma pista de velocidade, nenhuma das unidades sofreu quaisquer tipos de preparação, permanecendo originais, idênticas àquelas que são vendidas nas concessionárias. Até a calibragem dos pneus se manteve dentro dos padrões originais.
Grandes números e uma operação logística grandiosa
Para atingir este marco histórico foi necessária uma incrível operação que envolveu mais de 200 pessoas, entre pilotos, técnicos, equipes de manutenção e profissionais de logística. Uma experiência inigualável e inesquecível, digna da marca Ram, que também contou com a importante presença de parceiros da marca e jornalistas.
O circuito escolhido para essa ação impressionante foi o Circuito Panamericano, campo de Provas da Pirelli, localizado em Elias Fausto, no interior de São Paulo. O traçado conta com 3.400 metros de extensão e sua reta principal com 700 metros. Foi também o primeiro evento realizado no período noturno nesse Circuito, o que aumentou o grau de dificuldade na condução das picapes e nos desafios logísticos que envolveram o recorde conquistado.
Dentro da pista, quatro estações de trabalho funcionaram mais de 30 horas ininterruptas. Uma dedicada à equipe de cronometragem e auditagem da CBA, que validou os números da prova; uma segunda estação voltada à área de inspeção e manutenção das picapes, dedicada aos técnicos e mecânicos que checavam itens de desgaste e segurança, como pneus e freios; o terceiro site trocava os pneus; e, a última unidade de trabalho, monitorada por bombeiros, se dedicava ao abastecimento das unidades.
A Rampage R/T que mais rodou completou, em 24 horas, 546 voltas neste traçado extremamente técnico, mas que demandava uma velocidade de competição, exigindo muito da parte mecânica, sobretudo pneus e freios. Assim, a melhor volta de todas contou com uma média de velocidade de 95 km/h.
Este valor nas demais unidades não necessariamente se repetiu, já que não existiu um procedimento ou limitação de velocidade, ou seja, cada motorista/piloto imprimiu seu próprio ritmo, levando em consideração apenas a segurança. Uns eram mais rápidos, exigindo mais do veículo, e outros mais conservadores, poupando combustível, pneus e freios.
Em linhas gerais, os condutores se revezaram ao comando das quatro unidades, alguns dirigindo por 20 minutos, outros por até duas horas. Ao todo, foram trocados dois pares de pneus dianteiros e um par traseiro, além de ter sido usado um jogo de pastilha de freios após cerca de 12 horas de prova.
“Essas trocas não tiveram ligação direta com o consumo dos componentes, mas sim à segurança, ou seja, após a análise dos nossos fiscais e técnicos, mesmo que os pneus ou pastilhas de freio ainda estivessem em condições reais de uso, eram preventivamente trocados para garantir segurança aos pilotos”, revelou Ricardo Dilser, Gerente de Imprensa Produto da Stellantis.
A cada volta superada, as picapes Rampage mostravam toda a sua performance, capacidade, robustez e tecnologia na pista. Nem mesmo o frio da madrugada fez o ritmo das picapes baixar.
Já pela manhã do segundo dia do desafio, um número quase mágico ligado às provas de longa duração – as 1.000 milhas (equivalente a 1.600 km) – foi alcançado por uma das Rampage na volta 474, gerando enorme emoção a todos os integrantes do time.
E, exatamente às 15h33 do dia 25 de novembro de 2023, a Nova Rampage conquistou o recorde de maior tempo de rodagem em pista em 24 horas seguidas.
“A Nova Rampage não para de sacudir o mercado e, desta vez, se consolidou como a primeira picape a rodar 24 horas consecutivas numa pista de velocidade. Ou seja, um dia completo que entregou uma experiência com o verdadeiro espírito da marca do carneiro, demonstrando toda a força, capacidade, tecnologia e luxo da nossa picape”, comemorou Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.
Outras inúmeras atrações
A ação “Rampage 24 Horas” mostrou que a nova picape da marca é diferenciada e que já chegou ao mercado conquistando um lugar de destaque. O modelo, que ficou entre as Top 5 picapes compactas e médias mais vendidas do país em outubro, está caminhando para fechar o mês de novembro entre as Top 3 picapes compactas e médias mais comercializadas do Brasil.
Além da própria e inédita atração, que foi o teste de longa duração sem parar na principal pista do complexo da Pirelli, o evento “Rampage 24 Horas” trouxe ainda a exposição de carros antigos e clássicos, shows de música, opções de alimentação como uma hamburgueria e uma churrascaria, além de área de lazer para crianças e até uma barbearia, salão de beleza e massagistas.
Para aqueles que quiseram ainda mais, um outro test-drive foi realizado na parte Off-Road do Circuito Panamericano, onde a versão Laramie estava disponível para avaliação, colocando a prova o já consagrado motor Multijet Turbodiesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Além da excelente capacidade e robustez do modelo, destacou-se o consumo da Nova Rampage quando equipada com essa motorização, o melhor se comparado as picapes médias equipadas com motores diesel e transmissão automática.
“Um teste sem igual, um desafio sem igual, uma marca sem igual. Assim foi o Rampage 24 Horas que, mais uma vez, comprovou toda a ousadia e espírito do poder inigualável da marca Ram”, complementa o executivo da marca Ram
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