Em pronunciamento no plenário da casa, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL) se utilizou de muita ironia ao se referir ao Supremo Tribunal Federal e, em especial, ao ministro Alexandre de Moraes.
LEIA TAMBÉM
Em discurso que ganhou as redes sociais nesta semana, o parlamentar alagoano se queixou principalmente da postura autoritária do STF, ao se dirigir aos colegas de Câmara:
“Como os senhores ousam criticar o Supremo Tribunal Federal? O doutor Alexandre de Moraes, esse grande constitucionalista, encontrou a fórmula de economizar na justiça mais cara do Brasil, a justiça que gasta mais de 130 bilhões de reais. Como vossas excelências ousam criticar esse jurista que pela economia processual virou investigador, acusador, vítima e julgador? Esse homem é muito inteligente. Ele jogou fora a Constituição do Brasil, porque temos o Supremo Tribunal Federal para ficar acima das leis.”
Disse mais Alfredo Gaspar:
“Como ousam criticar Alexandre de Moraes, que formulou uma única sentença, exatamente igual para centenas de brasileiros, não viu caso a caso e também não precisava. O sistema está unido. Nós estamos dominados. Parabéns, Alexandre de Moraes, mas você não está sozinho, você tem o sistema do Supremo Tribunal Federal para açoitar a nós, pobres mortais, os cidadãos brasileiros. São mais de 130 bilhões de reais para nós termos esses deuses, mas pudera: são seres sobrenaturais, não existe impedimento nem suspeição. Esses homens e mulheres estão acima da lei.”
A ironia do deputado prosseguiu:
“Minha gente, tenha responsabilidade. Parem de criticar. O tribunal é coisa dos céus, é o tribunal que representa a vontade do povo brasileiro. Se eles saírem às ruas serão aplaudidos, ovacionados. Aonde estava esse tribunal que só chegou depois da República? Eu vou pedir um favor: Supremo, prolongue a minha vida. Me dê uma chance de viver mais tantos anos. Vocês podem tudo. Eu tenho pena desses deputados que amanhã irão receber a Polícia Federal na porta porque ousaram ter o direito de falar. Eu tenho pena desses deputados federais perseguidos porque ousaram dizer que o Supremo Tribunal Federal estava usurpando funções do Congresso Nacional.”
Alfredo Gaspar assumiu o mandato de deputado federal por Alagoas em fevereiro do ano passado, após ter sido Promotor de Justiça do Ministério Público alagoano e exercido os cargos de Procurador Geral de Justiça de Secretário de Segurança Pública de Alagoas.
LEIA MAIS
+Lidas