Depois de 140 anos, lobos voltam a ser vistos na Holanda
Publicado em 21/04/2019, às 13h05
Por BBC Brasil
Depois de 140 anos, alguns lobos voltaram a viver na Holanda, segundo ecologistas. Os lobos foram alvo de caçadas em muitos países da Europa nos séculos passados, mas gradativamente eles têm migrado novamente e voltado a povoar antigos territórios.
Os animais já eram vistos no país ocasionalmente desde 2016. Porém, os ecologistas acreditavam que os lobos tinham apenas atravessado e fronteira e, depois, voltado para a Alemanha.
Ecologistas das organizações FreeNature e Wolven in Nederland têm rastreado duas fêmeas na área montanhosa de Valuwe. Eles coletaram pegadas e dejetos dos lobos para fazer análises de DNA.
"É como o Tinder" disse a ecologista Mirte Kruit sobre o método de pesquisa. "Os dados falam sobre a família, e a gente consegue dizer se o animal é macho ou fêmea, se são 'solteiros' ou estão à procura de um companheiro", explica.
Os especialistas afirmaram ao programa Costing the Earth, da rádio BBC 4, que os dados coletados confirmam que uma das fêmeas está há mais de seis meses no território da Holanda - o animal já pode ser considerado "estabelecido".
Um macho também foi visto na região, o que significa que uma alcateia pode se formar nos próximos meses. Os pesquisadores ainda estão coletando dados sobre a segunda fêmea.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.