O Departamento Estadual de Aviação (DEA) recebeu, na manhã desta terça-feira (17), em sua sede, localizada em Marechal Deodoro, a visita de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
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O objetivo do encontro foi apresentar o DEA à Sefaz, representada por Monique Assis, secretária especial do Tesouro Estadual, e Jefferson Correia, secretário executivo de Gestão Interna. Ambos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura física do Departamento, bem como os profissionais que compõem a equipe do órgão recém-criado dentro da estrutura do Governo de Alagoas.
O presidente do DEA, coronel André Madeiro, destacou a integração com outros órgãos, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), além da redução significativa de custos operacionais proporcionada pelo uso de aeronaves.
“A criação do Departamento Estadual de Aviação, neste modelo de autarquia, com a autonomia que temos, coloca Alagoas na vanguarda dos estados que investem na aviação como estratégia de desenvolvimento e atendimento à população”, afirmou o coronel André Madeiro, ao apresentar dados recentes sobre a gestão de aeronaves para operações do governo.
“Foi uma grata surpresa ver a estrutura que o DEA possui. Um espaço digno de trabalho. Para nós, foi um grande prazer chegar aqui e observar como tudo está se organizando para o verdadeiro início, em 2025, do Departamento. Sabemos que o DEA é algo inovador dentro da gestão pública no Brasil, representando uma estratégia diferenciada do governo. É uma forma de estabelecer um novo fluxo, tanto de salvamento quanto de prestação de serviços públicos, de forma mais efetiva e com custo reduzido”, comentou a representante da Sefaz, Monique Assis.
A diretora de Controle Interno do DEA, coronel Elaine Monteiro, também apresentou dados sobre o Programa Salva Mais, coordenado pelo DEA em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Com a implementação do Programa Salva Mais, conseguimos uma redução significativa de custos, da ordem de R$ 1,2 milhão, graças à criação da Central de Regulação de Urgências (CRU) e à otimização dos transportes de pacientes de alta complexidade para outros estados”, explicou a coronel Elaine.
Ela acrescentou que, além da economia financeira, o programa gerou um impacto direto na melhoria do tempo de resposta, um indicador fundamental para a qualidade da assistência prestada à população. “Esses avanços reforçam nosso compromisso com uma gestão eficiente em um governo que cresce e amplia serviços com competência técnica”, completou a diretora de Controle Interno do DEA.
Também estiveram presentes Valdeilson Leite, chefe de gabinete do DEA; Diego Oliveira, chefe de Manutenção; Bernardo Silva, gerente Administrativo e Financeiro; Cristian Bons, gerente Técnico de Operações Aéreas; Edilson Silva, diretor executivo de Licitações e Contratos; Maykel Araújo, diretor de Operações; Felipe Dória, assessor especial de Instrução; Raíssa Omena, assessora de Governança e Transparência; Jádsia Buarque, contadora do DEA; e Rafael Santos, gerente executivo de Licitações e Contratos.
Ao final da reunião, o coronel André Madeiro e a coronel Elaine Monteiro convidaram Monique Assis e Jefferson Correia para um sobrevoo a bordo do Falcão 2, aeronave recém-adquirida pelo Governo de Alagoas e que integra a frota do DEA.
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