Impulsionado pela mudança nos hábitos de consumo, o mercado de delivery de bebidas no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. A crise sanitária desencadeada pela Covid-19 foi a principal responsável por acelerar essa tendência, consolidando o delivery como um canal importante para o setor de alimentos e bebidas.
LEIA TAMBÉM
Um estudo intitulado "Indicadores Setoriais Anuais", conduzido pela empresa de consultoria KPMG em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), revelou uma ascensão no consumo de bebidas e drinks alcoólicos em ambientes domiciliares. De acordo com os dados, houve um aumento de mais de 40% nesse hábito já no fim de 2023.
Apesar de ainda ser uma modalidade relativamente nova no Brasil, a venda de bebidas por delivery segue em alta e deve crescer mais de 7% ao ano até 2029 no país, representando 1,51% da receita mundial do setor. O levantamento é da plataforma alemã Statista.
O delivery atrai consumidores que buscam receber suas bebidas favoritas em casa, sem precisar se deslocar. Associado a isso, os aplicativos de entrega disponibilizam um amplo catálogo de bebidas, com opções para todos os gostos e ocasiões.
No primeiro semestre de 2022, a cerveja foi a bebida que os brasileiros mais pediram pelo app do iFood, com o refrigerante aparecendo em segundo lugar. No importante quesito da hidratação, a água surge na lista em terceiro. A seguir desponta o energético, o gin e a tônica entre as bebidas mais pedidas no mercado e nas lojas de conveniência.
Como forma de incentivar o consumo de bebidas em casa, muitas empresas oferecem promoções e descontos exclusivos para compras on-line.
"A entrega delivery está em constante evolução. Acreditamos que a praticidade e a variedade de produtos são os principais fatores que impulsionam esse crescimento. Dessa forma, estamos sempre buscando inovar e oferecer a melhor experiência para nossos clientes", afirma Kleber Tenório, proprietário da loja de conveniência Bebidas e Cia Praia, situada em Maceió.
Segundo o empresário, as entregas realizadas com frota própria e terceirizada representam 37% das vendas de bebidas em seu estabelecimento. Datas comemorativas e outros eventos sazonais ajudam a aquecer as vendas, demonstrando a versatilidade do serviço.
LEIA MAIS
+Lidas