O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que fechou delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato, garante que a presidente Dilma Rousseff sabia do esquema de desvio de recursos públicos e pagamentos de propina da Petrobras.
LEIA TAMBÉM
O parlamentar concedeu entrevista à revista Veja desta semana.
— A Dilma herdou e se beneficiou diretamente do esquema, que financiou as campanhas eleitorais dela. A Dilma também sabia de tudo. A diferença é que ela fingia não ter nada a ver com o caso.
Delcídio admitiu que errou ao participar de uma “operação destinada a calar uma testemunha”, mas garante: “Errei a mando do Lula”.
O senador diz ainda que “ele e a presidente Dilma é que tentam de forma sistemática obstruir os trabalhos da Justiça, como ficou claro com a divulgação das conversas gravadas entre os dois”.
— O Lula negociou diretamente com as bancadas as indicações das diretorias da Petrobras e tinha pleno conhecimento do uso que os partidos faziam das diretorias, principalmente no que diz respeito ao financiamento de campanhas. O Lula comandava o esquema.
Grampos telefônicos da PF (Polícia Federal) indicam que Dilma e Lula acertaram a posse do ex-presidente, por meio de um documento oficial, a fim de evitar uma possível prisão do ex-presidente pelo juiz Sérgio Moro.