A Defesa Civil de Maceió segue com a instalação de placas de sinalização de rotas de fuga para serem usadas no caso de uma emergência nos bairros afetados pelo afundamento do solo causados pela mineração de sal-gema. A medida atende ao Plano de Contingência elaborado pelo órgão em 2020.
LEIA TAMBÉM
As rotas indicam os pontos de recolhimento rápido (PRR), marcados em vermelho no mapa abaixo. Em caso de emergência, é de lá que partirão os ônibus que levarão as pessoas para o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), na Rua Miguel Palmeira, no bairro do Farol.
Há dois tipos de placas instaladas: uma para orientação de motoristas, que é fluorescente, e sinaliza as vias com o caminho mais rápido e seguro até o equipamento de Defesa Civil; e outra que é menor, sinaliza a rota para que os pedestres cheguem aos PRRs, onde aguardarão os veículos para transporte.
De acordo com Cláudia Rivera Escorcia, diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió, as placas são parte do Plano de Contingência, montado pela Defesa Civil.
“Essa sinalização é parte do nosso plano. No momento, esse plano está sendo atualizado, uma vez que essa atualização deve ocorrer anualmente, de acordo com as informações que recebemos sobre a situação da subsidência”, explicou.
As primeiras placas foram instaladas nas Ruas Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmom) e Prof. José da Silva Camerino (antiga Avenida Belo Horizonte). Já as ruas marcadas como rotas de fuga, que indicam o caminho aos PRRs ou a via mais rápida e segura para chegar ao CAT, são:
Confira as rotas e os Pontos de Recolhimento Rápido no mapa abaixo:
LEIA MAIS
+Lidas