Defesa Civil de Maceió registra diminuição na velocidade média de afundamento da mina 18

Publicado em 01/12/2023, às 18h59
Foto: Reprodução/TV Pajuçara
Foto: Reprodução/TV Pajuçara

Por TNH1

Um novo monitoramento técnico feito na mina 18, da Braskem, no Mutange, mostra que houve um redução na velocidade média de afundamento do local. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Maceió, na noite desta sexta-feira (1º). 

Em um boletim divulgado na manhã de hoje, o órgão havia informado que o afundamento acumulado da mina de número 18 era de 1,42m, em uma média de velocidade de 2,6cm a cada hora. O novo boletim aponta que o atual afundamento acumulado está em 1,5m, em velocidade média de 1 cm por hora.

Ainda segundo os dados da Defesa Civil, o solo chegou a a ceder 5 cm em uma hora na madrugada desta sexta. A desaceleração do processo de afundamento pode ajudar nas execuções de ações na localidade, porém o cenário é visto com cautela pelo órgão.

Ao TNH1, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, explicou que, originalmente, a mina 18 ficava1km de profundidade, mas que um último monitoramento feito no local mostrava que ela estava a cerca 700 metros. De acordo com o coordenador, isso significa que está subindo pra superfície, porém, no momento, não há equipamentos que possam precisar o volume dentro dela.

Gostou? Compartilhe