As chuvas que atingem o Estado nesta terça-feira (23) pegaram o alagoano de surpresa, mas já eram esperadas pelo radar metereológico da Ufal e pela Defesa Civil, que alerta: a previsão é de que o clima pode se manter chuvoso até amanhã em todo o Nordeste. A população também pode esperar relâmpagos e trovões.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, a situação de hoje é comum nesta época do ano, a conhecida chuva de verão.
Ele afirmou que o radar metereológico da Ufal deverá fazer outra varredura ao longo do dia de hoje para avaliar se o “temporal” vai se dissipar ou se poderá se intensificar.
O TNH1 recebeu imagens que mostram o tempo chuvoso na cidade. Na Avenida Cachoeira do Meirim, que dá acesso ao bairro do Benedito Bentes, a água tomou conta da via, assustando motoristas.
Veja o vídeo:
Chuva e ventos fortes
A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), informou que as regiões do Litoral e Zona da Mata de Alagoas poderão ser atingidas por pancadas de chuvas fortes, e que o motivo disso é a "presença de um cavado sobre a costa alagoana, favorecendo a formação de uma nebulosidade mais intensa".
“Essas chuvas poderão ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em alguns pontos das regiões do Litoral e Zona da Mata”, explica o meteorologista e coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.
A Semarh também tranquilizou a população que mora às margens de rios e de lagoas, informando que não há risco de transbordamento.
Nos casos em que a população desconfiar de situações de risco, deve avisar à Defesa Civil através dos telefones 192 ou do 0800 030 6205.
Fornecimento de energia
Através de uma nota, a assessoria de comunicação da Eletrobrás se posicionou sobre a possibilidade de falta de energia. Confira na íntegra:
"A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que não tem registro de falta de energia generalizada em bairros de Maceió até às 10h desta terça-feira (23), devido às chuvas e ventos que atingem a cidade e a região metropolitana.
Mesmo com condições climáticas adversas, as equipes técnicas continuam de prontidão nas ruas para atenderem ao surgimento de demandas pontuais."
LEIA MAIS
+Lidas