Maceió

Defesa Civil alerta para acúmulo significativos de chuvas em junho; veja a previsão

Monitoramento aponta para chuvas intensas em junho

Eberth Lins com Ascom Defesa Civil | 01/06/24 - 09h12
Centro de monitoramento verifica condições climáticas em tempo real. | Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O mês de junho, iniciado neste sábado (1º), deve ser de muita chuva e a previsão do acumulado mensal é de 322 mm, prevê o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec).

O meteorologista e coordenador do Centro de Monitoramento, Hugo Carvalho, lembra que as chuvas deste mês, normalmente, são as mais volumosas do período chuvoso, que começou na segunda quinzena de abril.

"Há uma previsão pela normal climatológica para cada mês do ano e as precipitações no mês de junho normalmente são mais volumosas, o que pode causar maiores danos para a população, principalmente aos residentes nas áreas consideradas de risco”, frisa o meteorologista.

Para minimizar os danos à população, a Defesa Civil de Maceió redobra a atenção durante todo o período chuvoso. "Equipes ficam sempre à disposição para atender aos chamados. Mas, o trabalho preventivo é o que tem conscientizado a população para agir de forma adequada e ainda prepara a cidade, a fim de evitar maiores danos aos maceioenses", informa o órgão.

Como acionar a Defesa Civil

Em casos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências ou mesmo para realizar vistorias, quando há rachaduras, a população deve ligar de forma gratuita para o número 199. A Central de Atendimento solicita os dados do morador, bem como uma breve descrição do cenário.

A pessoa deve também passar o endereço correto do local e um telefone para contato. A partir disso, o chamado já entrará no fluxo de atendimento de ocorrências e uma equipe se dirigirá à localidade, de acordo com o grau de urgência.

Receba alertas

É importante que a população se cadastre para receber os alertas da Defesa Civil, pois é por meio dessas mensagens de texto que os moradores podem sair do risco, quando algo iminente está para acontecer, como chuvas fortes, riscos de deslizamentos e outras ocorrências.

Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) de forma gratuita para o 40199, enviando o CEP da residência, sendo cadastrado automaticamente. Preferindo receber pelo WhatsApp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.