Após a repercussão do erro no envio de uma fatura da Equatorial Energia Alagoas a um consumidor de Arapiraca, no valor de R$ 842 mil, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon), por meio da defensora Norma Suely Negrão, enviou nofício à distribuidora, na tarde de ontem, 27, solicitando informações sobre a margem de segurança da leitura dos medidores de energia elétrica e quais os parâmetros adotados pela empresa para identificar e corrigir possíveis erros de leitura, sem prejudicar os consumidores.
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Somente em 2019, Nudecon contabilizou mais de 800 reclamações de consumidores sobre discrepâncias no valor cobrado pela empresa nas faturas enviadas às residências.
O ofício também estabeleceu um prazo de 10 dias para que a empresa encaminhe as informações solicitadas e explique quais medidas têm sido tomadas para sanar, de vez, o problema.
"Muito embora não sejam cobranças no valor estratosférico, a grande quantidade de reclamações evidencia a mesma discrepância entre o valor cobrado na fatura, diverso da leitura e da realidade do consumo residencial e dos aparelhos eletrodomésticos que guarnecem suas residências, e que também não refletem qualquer cobrança por recuperação de consumo", explicou a defensora.
Segundo Norma Negrão, recentemente, a Equatorial Energia admitiu publicamente, após uma situação de cobrança muito acima do possível, que os erros de leitura acontecem. “Contudo, esse erro não é possível ou aceitável, porque do outro lado nós temos o consumidor e ele sofrerá com o erro. Assim, eu questiono, em situações em que a discrepância entre os valores habituais e a fatura errada não é flagrantemente equivocada, mas ainda assim fora dos padrões de consumo da residência, como a empresa atua para evitar que fatos assim aconteçam?”, questionou.
Posição da Equatorial
Em nota emitida pela assessoria de comunicação da Equatorial, a empresa informa que recebeu a notificação do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (NUDECON) e que irá se manifestar e prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo órgão no prazo estabelecido no documento.
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