Defensoria recebeu mais de 800 reclamações sobre valores de faturas da Equatorial em 2019

Publicado em 28/01/2020, às 14h06
Imagem Defensoria recebeu mais de 800 reclamações sobre valores de faturas da Equatorial em 2019

Por Redação TNH1 com assessoria DPE

Após a repercussão do erro no envio de uma fatura da Equatorial Energia Alagoas a um consumidor de Arapiraca, no valor de R$ 842 mil,  o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon), por meio da defensora Norma Suely Negrão, enviou nofício à distribuidora, na tarde de ontem, 27, solicitando informações sobre a margem de segurança da leitura dos medidores de energia elétrica e quais os parâmetros adotados pela empresa para identificar e corrigir possíveis erros de leitura, sem prejudicar os consumidores.

Somente em 2019, Nudecon contabilizou mais de 800 reclamações de consumidores sobre discrepâncias no valor cobrado pela empresa nas faturas enviadas às residências.

O ofício também estabeleceu um prazo de 10 dias para que a empresa encaminhe as informações solicitadas e explique quais medidas têm sido tomadas para sanar, de vez, o problema. 

"Muito embora não sejam cobranças no valor estratosférico, a grande quantidade de reclamações evidencia a mesma discrepância entre o valor cobrado na fatura, diverso da leitura e da realidade do consumo residencial e dos aparelhos eletrodomésticos que guarnecem suas residências, e que também não refletem qualquer cobrança por recuperação de consumo", explicou a defensora.

Segundo Norma Negrão, recentemente, a Equatorial Energia admitiu publicamente, após uma situação de cobrança muito acima do possível, que os erros de leitura acontecem. “Contudo, esse erro não é possível ou aceitável, porque do outro lado nós temos o consumidor e ele sofrerá com o erro. Assim, eu questiono, em situações em que a discrepância entre os valores habituais e a fatura errada não é flagrantemente equivocada, mas ainda assim fora dos padrões de consumo da residência, como a empresa atua para evitar que fatos assim aconteçam?”, questionou.

Posição da Equatorial

Em nota emitida pela assessoria de comunicação da Equatorial, a empresa informa que recebeu a notificação do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (NUDECON) e que irá se manifestar e prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo órgão no prazo estabelecido no documento.

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