Debate: zero na redação de garoto com hidrocefalia: correto ou equívoco?

Publicado em 12/01/2016, às 12h00

Por Redação

O desabafo da jornalista de Arapiraca, Mônica Nunes, nas redes sociais, criticando o Ministério da Educação (MEC) por ter dado um "zero" na avaliação da redação do Enem de seu filho, que tem hidrocefalia, ainda é motivo de discussão.

Na fan page do TNH1, os internautas alimentaram o debate com posições contrárias e favoráveis. 

Mônica queixa-se da "insensibilidade" na correção da prova do filho Luiz Felipe, de 18 anos, considerando as limitações do garoto impostas pela doença. Ela vai questionar a avaliação por meio de um mandado de segurança. Leia a matéria completa.

Dê sua opinião: Nas redes sociais, alguns defendem a avaliação do MEC. Veja os depoimentos abaixo. E se quiser participar do debate, á a nossa Fanpage.

"Po mãe desculpa, mas tem outras pessoas que zeraram.. Preconceito seria se eles dessem 1000 por seu filho ter limitações mesmo ele nao merecendo essa nota. Se voce conseguir provar que eles zeraram a redação de seu filho por preconceito eu vou apoiar sua causa. Mas usar a comoção pra conseguir certas coisas acho oportunismo e não concordo (SIC)", disse um internauta. 

Uma outra internauta fala em "vitimismo". "Ué! Mas é pra passar na prova quem fez uma boa prova ou quem tem peculiaridades? Quem tem problemas pode passar numa boa? Como assim? Ortografia, gramática e semântica é exatamente o que eles procuram para definir quem fez uma boa redação e quem não. No meu tempo, a gente passava por mérito não por vitimismo. Vai ter que ter foto nas provas próximas para passar de acordo com suas características e não de acordo com o que estudou. Onde vamos parar...?! (SIC).

A "acusação" foi rebatida por outra internauta: Vitimismo? "Você deveria ter mais cuidado com suas palavras, meu anjo. Nos dias de hoje, não sei se você sabe, mas só passa quem é bom. No seu tempo você tirou quanto? Não é por nada, mas eu tirei 940 e não quero que a minha redação seja julgada com os mesmo critérios que uma pessoa com dislexia, discalculia e déficit de atenção. Eles merecem um cuidado maior! Não sei se lestes direito, mas não estamos pedindo sua aprovação, mas uma revisão da prova dele, assim como vários jovens, todos os anos, se sentem lesados e solicitam. E ah, se algum dia precisar de foto nas avaliações, reze pra que você não precise fazer... (SIC).

Outros questionam o futuro do aluno com limitações no mercado de trabalho. "Gente, vamos e venhamos! Não sou preconceituosa, mas as universidades já estão banalizadas por causa do sistema de cotas e agora vem essa mãe revoltada pq seu filho, com hidrocefalia, tirou um zero na redação. Pelo amor de Deus, temos q ter consciência q um curso universitário não é uma aulinha de escola pública (algumas) ou particular (algumas), q faz de conta q ensina, o aluno faz de conta q aprende e os pais acreditam q seu filho vai bem nos estudos. Todo mundo sabe q as escolas, sejam elas públicas ou não, empurram "com a barriga" o aluno com deficiência de uma série pra outra, pq se reprovar vai dar a maior confusão. Então, pra resumir, eu faço as seguintes perguntas: VC GOSTARIA DE SER TRATADO POR UM MÉDICO DESPREPARADO (devido a sua incapacidade de aprendizado)? VC CONFIARIA SEU FILHO A UM PROFISSIONAL INCAPACITADO (seja ele de q área for)? (SIC).

Veja outras opiniões de quem saiu na defesa de Felipe:

"É realmente desumano. O Jovem, mesmo com suas peculiaridades conseguiu dissertar sobre o tema em 30 linhas. E mesmo assim zerar a prova? Ele que já havia tido êxito em simulados para o exame, aplicados por uma instituição séria. Falar em oportunismo, chega a ser falta de bom senso.Deve ser garantida educação de qualidade e gratuita para todos e não uma competição desumana em que se diz em alto e bom tom: NÃO HÁ VAGAS PARA TODOS NA UNIVERSIDADE. A UNIVERSIDADE NÃO É DE TODOS. NÃO NOS DEEM TRABALHO. O Jovem em questão é um verdadeiro guerreiro, e guerreiro que é não deve esmorecer, nem se render, mas, lutar! Não ouvirão o seu grito de rendição". (SIC).

"Alunos com algum deficit de aprendizagem são avaliados de forma diferente, isso é básico em aulas de psicologia da educação e didática onde deve-se avaliar os limites de cada um. Talvez tenha que diferenciar as provas desses alunos, o que me parece não ocorreu e ele foi avaliado como uma pessoa dita "normal" . O que não deve ser assim" (SIC).

"Tantos ensinamentos como avaliar e ainda nos deparamos com essa incompetência.concordo com essa mae , eles tem muito q ensinar.parabens palas belas colocações.Pois existe várias mães q sofrem com essas atitudes". (SIC).

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