Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 30, no CT Ninho do Galo, o técnico Daniel Paulista desabafou sobre a especulações a respeito do interesse do Sport em nova investida para tirar o treinador do CRB.
LEIA TAMBÉM
"Acho que a pergunta é pertinente pela proporção que as coisas aconteceram. Essa é a primeira vez que estou me pronunciando com relação a tudo isso. Recebi mensagens de muitos repórteres, de muita gente querendo saber se é verdade ou não, não respondi ninguém. Vou narrar a sequência dos fatos para que vocês entendam. É uma situação que me deixou extremamente desconfortável com tudo que aconteceu. Quem me acompanha - e vocês que estão há mais tempo comigo em um trabalho de um ano e meio praticamente - sabe que já tive situações para sair, existiram outras propostas como também houve interesse dessa vez, é um fato, é confirmado isso, mas em nenhum momento foi do meu interesse sair do CRB. Em nenhum momento nós tivemos uma possibilidade de saída, inclusive recebendo, na maioria das vezes, propostas melhores financeiramente do que nos encontramos aqui. Porque acredito no trabalho, acredito em tudo que está sendo feito. Mesmo que o momento agora não esteja sendo bom, nunca desacreditamos no trabalho. Da mesma forma que atingimos momentos muito positivos na temporada, estamos em um momento negativo atualmente. Mas essa chave vai virar, porque acreditamos no que está sendo feito, no trabalho dos atletas, figuras importantes no processo. Estamos totalmente alinhados, nunca estivemos de forma diferente. E vamos virar essa chave".
Paulista contou como os fatos ocorreram e reclamou mais uma vez sobre notícias que cravaram a saída do treinador.
"Me deixou extremamente desconfortável, porque houve o contato logo pela manhã do dia seguinte ao jogo deles. Como sempre aconteceu quando houve algum contato de outra equipe, isso foi passado ao meu representante e ao CRB. Precisaria haver primeiramente o acerto entre os clubes e não com o Daniel. O acerto com o Daniel nunca aconteceu. Até porque nunca houve proposta do Sport nesse momento. O Sport teve o interesse na contratação do Daniel, mas primeiramente precisaria haver um acerto com o CRB. Houve o contato entre os presidentes, mas em nenhum momento houve acerto com o Daniel. No meio da tarde se noticiou que o Daniel já teria acertado as bases, tudo e estaria aguardando somente o acerto entre os clubes. Coisa que não é verdade. Para minha surpresa, ainda no finalzinho da tarde, eu ainda estava no campo dando treinamento totalmente focado como sempre estive no CRB e estou focado no jogo de amanhã, saiu em vários lugares que eu estava de saída, colocando que eu estava me despedindo de algumas pessoas dentro do CRB. Não sei de onde surgiu isso, sinceramente entendo que as pessoas em algum momento querem ser os primeiros a darem o furo, mas essa notícia precisa ser checada. Do outro lado existe um profissional que tem família, que tem pessoas que dependem, que o trabalho aqui tem sido feito e envolve muita gente. Esse tipo de publicação saiu do Brasil inteiro, que eu já tinha me despedido do CRB e era o novo técnico do Sport. Isso trouxe muitos embaraços, tanto para o Daniel quanto para o CRB. Vale ressaltar que a postura do presidente e da diretoria foram muito importantes nesse processo todo, porque sabiam o que estava acontecendo, sabiam da verdade dos fatos e não entraram numa onda mentirosa de inverdades na internet e trouxe o mal estar para o momento".
Por fim, o técnico encerrou o assunto e mirou a Série B do Campeonato Brasileiro. "Página virada. Nunca foi da minha intenção sair. Mais uma vez, o Sport teve o interesse. Mas não há o interesse do clube (CRB) e muito menos do Daniel em sair do CRB. Seguimos trabalhando e continuando com foco para a decisão contra o Avaí".
Com 25 pontos e um jogo a menos, o CRB ocupa a 16ª colocação da Segundona. O Alvirrubro enfrenta o Avaí neste sábado, 31, às 18h, no Rei Pelé, em jogo válido pela 24ª rodada.
Veja outros trechos da entrevista coletiva de Daniel Paulista:
O que justifica a queda de rendimento do time? - "Não tenho como cravar para vocês o porquê a equipe caiu de rendimento. Assumimos toda a responsabilidade. Acho que todos têm sua parcela, claro que o treinador tem sua parcela maior. Não foi um aspecto que caiu de rendimento, o CRB caiu de rendimento como um todo. Estamos procurando encontrar soluções. O aspecto psicológico é um fator também determinante para que haja essa mudança de chave. O trabalho tem que continuar, está sendo feito. Há 30 dias, o CRB era talvez a equipe sensação do Brasil em resultados e onde alcançou e tal. Precisava crescer mais na Série B, mas por tudo que tinha sido feito, esperava-se muito isso. E há 30 dias, o CRB entrou em uma espiral descendente e tem tido dificuldade. O presidente esteve aqui há dois dias atrás, não para tratar do assunto Daniel, coincidiu pelo turbilhão de situações, mas a diretoria esteve presente para apoiar o grupo de atletas. Está todo mundo unido para tirar o CRB dessa situação e vamos fazer isso. Esperamos que amanhã seja o primeiro dia dessa virada".
Recuperação na Série B - "Podemos reverter essa situação. Sabemos que o momento é difícil, temos responsabilidade nisso, mas temos total confiança e acreditamos que a qualquer momento essa mudança vai acontecer. E acreditamos que possa ser já no jogo de amanhã. Sabemos da dificuldade, o Avaí é uma grande equipe, tem um grande treinador, tem jogadores renomados e de muito potencial, mas é o nosso próximo adversário. E aqui trabalhamos sempre para vencer o próximo adversário, independente de quem seja".
Se não ganhar do Avaí? - "Em todos os momentos dentro do CRB, sempre tive confiança e convicção que temos que avaliar sempre o trabalho, não o resultado. Mas sabemos que o resultado impacta no futebol. Tudo na vida existe um limite. Você não pode simplesmente, por ter entrado em má fase ou resultados não estão acontecendo, jogar fora o que tem sido feito a um trabalho a longo prazo para se iniciar um trabalho novo em que você não tem perspectivas e a confirmação que também terá mudança de resultados. Há uma avaliação diariamente sobre tudo que tem sido feito e o nosso foco e convicção é que podemos fazer o melhor para o jogo com o Avaí".
Reforços: chegadas e saídas - "O aspecto contratação aqui não é feito e nunca foi feito somente com a opinião do treinador. A opinião do técnico, claro, é levada muito em consideração no processo como um todo, mas existe o departamento de análise e a direção, que também é atuante. Toda e qualquer contratação feita no CRB, é discutida várias situações: aspecto técnico, financeiro, momento... Todos os jogadores que chegaram, chegaram porque foram aprovados por todos. Todos os que saíram também foram aprovadas as saídas porque concordamos. Não enxergo arrependimento em nenhuma das decisões tomadas. Se vai dar certo ou não, estamos aqui para aceitá-las, porque nem sempre você acerta nas decisões, somos seres humanos e o erro acontece. Agora, se o erro aconteceu, temos que trabalhar para que futuramente não volte a acontecer".
Mensagem ao torcedor - "Quero chamar o nosso torcedor. Sei que o nosso torcedor está chateado e incomodado, como todos nós estamos, mas o torcedor é peça fundamental no jogo de amanhã. Sei que o torcedor está cobrando, questionando muitas coisas, mas amanhã é o CRB que estará em campo, é a sua paixão. Vamos fazer de tudo para que o CRB amanhã saia com mais uma vitória dentro de casa. Precisamos do seu apoio. O momento de cobrar, se existir, será oportuno para isso, mas durante o jogo, apoie e faça a diferença como sempre fez. Juntos seremos mais fortes para vencer amanhã".