Cursos EAD oferecidos pelo Governo são opção para continuar se capacitando sem sair de casa

Publicado em 05/05/2020, às 10h36
Ascom Seplag
Ascom Seplag

Por Ascom Seplag

Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais na Escola de Governo de Alagoas (Egal) foram suspensas até segunda ordem, mas isso não quer dizer que os servidores públicos alagoanos, e até a população em geral, não têm contado com a oportunidade de  dar seguimento às capacitações nesse período. Ofertados pela instituição, os cursos EAD, mais do que nunca, viraram a melhor opção para quem quer continuar adquirindo conhecimento sem sair de casa.

O alagoano Wagner Vieira que o diga. Servidor da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), ele conta que já fez mais de cinco cursos a distância por meio da Egal, dois deles no período de isolamento.

“É bem prático porque podemos montar nossa própria rotina e conciliar com o trabalho, nos dedicando às aulas em horários mais convenientes à nossa realidade. Estou muito satisfeito pois os cursos que estou fazendo e os que fiz me ajudaram bastante na minha evolução funcional dentro do órgão onde trabalho, acho que todos os servidores deveriam fazer”, comenta Wagner.

Os cursos que têm auxiliado o Wagner no dia a dia de trabalho fazem parte de uma parceria da Escola de Governo com duas instituições renomadas na área de capacitação: a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Universidade Corporativa Caixa. Com elas, os servidores alagoanos passaram a ter acesso a mais de 160 cursos na modalidade EAD, gratuitos e com direito à certificado.

Também da Amgesp, Juliana Santos aproveitou a oportunidade oferecida pela modalidade para iniciar o curso de Solução Pacífica de Conflitos no Âmbito da Administração Pública. Ela explica que o conteúdo é rico em informações e que o escolheu para aprender ainda mais a lidar com os conflitos que vez ou outra podem aparecer nas relações de trabalho, familiares, entre outras.

“Muitas pessoas têm  a ideia de que só quem for formado em bacharel em Direito poderia fazer o curso, mas não é bem assim. Ele pode ser feito por qualquer pessoa que se sentir à vontade e que se interessar pelo conteúdo. A dinâmica é muito boa e com ótimos professores, tornando  as aulas mais interessantes e deixando os alunos satisfeitos com o conteúdo”, pontua Juliana.

Inscrições

Para se inscrever nos cursos, basta acessar o site escoladegoverno.al.gov.br e clicar no botão da Enap ou da Caixa, disponíveis na página inicial da plataforma. Depois, o servidor precisará fazer um breve cadastro nos sites das instituições e, a partir disso, conseguirá participar da capacitação de interesse. Estão disponíveis cursos nas áreas de Gestão de Pessoas, Inovação, Desenvolvimento Gerencial, Governo Digital, entre outras.

Audrey Trevas, servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está em um setor diferente do qual costumava trabalhar e têm aproveitado os cursos para se familiarizar e aprofundar conhecimentos na nova área.

“Fiz o curso de EAD de Noções de Licitações e Contratos Administrativos e adorei porque, como sou relações públicas, é como se eu estivesse me familiarizando com todo o idioma e os jargões da área de contratos, o que vai me ajudar muito. Pretendo continuar fazendo outros, não só nessa área, mas na de comunicação e de ouvidoria também”, explica Audrey.

Vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a Escola de Governo visa aprimorar o processo de qualificação e desenvolvimento do funcionalismo estadual. De acordo com o titular da pasta, Fabrício Marques Santos, a modalidade EAD ofertada pela instituição está alinhada à dinâmica de modernização do serviço público e, neste período, tem sido essencial para dar seguimento às capacitações em Alagoas.

“O EAD tem mostrado muito do seu papel nesse momento e nós ficamos felizes por proporcionar essa opção a quem não quer deixar os estudos de lado e tem as condições para adquirir esse tipo de conhecimento sem sair de casa.  A modalidade é uma maneira de ampliar a difusão e a democratização do saber, algo que temos orgulho em fomentar”, pontua o secretário Fabrício. 

Gostou? Compartilhe