CSA pode sofrer transfer ban? Entenda a punição da Fifa e o que diz o clube

Publicado em 09/03/2024, às 16h00
Morgana Oliveira/CSA
Morgana Oliveira/CSA

Por TNH1

Enquanto passa por uma reformulação geral na pasta de futebol, a alta cúpula do CSA pode ter uma nova dor de cabeça nos próximos dias. Isso porque circulou, na última semana, que o atleta Ray Vanegas, que esteve no Azulão em 2023, teria acionado a Justiça alegando falta de pagamentos.

A suposta cobrança ligou o alerta dos torcedores do Marujo, que viram, nos últimos anos, clubes brasileiros sendo punidos pela entidade máxima do futebol mundial com o chamado transfer ban, como Corinthians, Santos e Vasco. 

Mas você sabe o que é a punição aplicada pela Fifa? Pensando nisso, o TNH1 reuniu tudo o que você precisa saber sobre o transfer ban.

O que é transfer ban?

  • O transfer ban tem virado rotina nos últimos anos, principalmente no Brasil. A punição é dada no âmbito administrativo aos clubes que ficam impedidos de registrar novos jogadores em competições por dívidas acionadas na Justiça;
  • Para que a Fifa possa notificar o clube, é preciso que o atleta ou o time lesado entre com um pedido na entidade para comprovar que o pagamento acordado não foi cumprido. O prazo para a quitação após a notificação é de 45 dias;
  • Assim que receber o valor atrasado, o credor também é acionado na Fifa para que apresente o comprovante do pagamento. Comprovado o acerto, o clube punido pode solicitar o fim do transfer ban para que seja liberado a registrar novos atletas nas competições;
  • Em caso do não pagamento no prazo estipulado pela Fifa, é possível que o clube devedor seja punido de forma ainda mais rígida, que pode incluir a perda de pontos ou até mesmo o rebaixamento de divisão em campeonatos locais;
  • O período de punição para registro dura o tempo máximo de três janelas de transferências consecutivas para a inscrição de novos jogadores.

E o que diz o clube?

Nessa sexta (8), o Presidente do Conselho Deliberativo do CSA, Christiano Beltrão, falou sobre o rumor que circulou na última semana. De acordo com ele, o clube não recebeu nenhuma notificação oficial da Fifa ou da CBF.

“Eu posso lhes garantir que o CSA não recebeu nada oficialmente - nem da Fifa, nem da CBF, nem muito menos da Federação [Alagoana de Futebol]. Caso isto ocorra, o nosso departamento jurídico já está de prontidão para tomar as medidas cabíveis no âmbito desportivo para reverter qualquer tipo de punição, seja ela efetuando o pagamento, o parcelamento ou entrando com algum recurso”, falou Beltrão.

TNH1 também procurou, no final da tarde deste sábado (9), o presidente do clube, Rafael Tenório, que também negou o recebimento de notificação oficial da entidade máxima do futebol.

Quem é Ray Vanegas - O atacante Ray Vanegas chegou ao clube em julho de 2023. Pelo CSA, o colombiano teve uma passagem apagada. Ele disputou apenas seis jogos e não marcou nenhum gol. Atualmente, Vanegas atua no Náutico.

Mudanças internas - Após a eliminação precoce no Alagoano, que deixou o clube fora das semifinais da competição pelo segundo ano seguido, o CSA vem promovendo mudanças importantes no âmbito do futebol.

O primeiro a deixar o cargo foi o técnico Marcelo Cabo, que caiu um dia após a derrota para o CSE. A demissão também se estendeu para o executivo Alarcon Pacheco, que caiu na segunda (4). Já na terça (5), Marlon Araújo, que ocupava o cargo de diretor de futebol, comunicou o desligamento do cargo. 

As próximas semanas devem continuar intensas no clube, que corre contra o tempo para anunciar um treinador e promover mudanças no elenco visando a Série C do Brasileiro, que começa em abril. O CSA estreia contra o Ypiranga, no Rio Grande do Sul. Clique aqui e veja a tabela da competição.

Gostou? Compartilhe