Criminosos sequestraram ônibus e fecharam vias após um suspeito morrer durante uma troca de tiros com policiais militares, no Complexo do Chapadão, na zona zona do Rio, nesta quarta-feira (14).
Ao menos sete ônibus foram usados como barricadas para impedir a entrada da PM na comunidade. Alguns coletivos foram queimados em Belford Roxo.
LEIA TAMBÉM
O 41° BPM (Irajá) realizou uma operação no Chapadão nesta quarta-feira (14). De acordo com a Polícia Militar, durante a ação, os agentes se envolveram em uma troca de tiros. Após o confronto, os policiais afirmaram que localizaram o corpo de um homem acusado de integrar o tráfico de drogas da região.
O suspeito foi identificado como uma das principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, na Baixada Fluminense. A PM não divulgou o nome dele, mas informou que o suspeito tinha 14 passagens pela polícia. A corporação afirmou ainda que o homem liderava o conjunto de favelas da região da Vila Norma, no município de São João de Meriti, e tinha ligação com disputas territoriais pelo controle de pontos de vendas de drogas em comunidades da Baixada Fluminense e na Capital.
Um fuzil foi apreendido pelos policiais com o homem morto. A PM esclareceu que, após a morte do criminoso, grupos de motociclistas e indivíduos ligados ao tráfico local iniciaram ações de fechamento de vias para tentar desmobilizar as equipes empregadas na operação.
Na mesma ação, outros quatro homens foram presos pelos policiais do 41° BPM. "Todos tem ligação com o tráfico de drogas da região e estavam envolvidos no ataque ocorrido no interior da localidade", diz a polícia.
Com eles, outras três pistolas foram apreendidas. Os presos juntamente com as armas apreendidas foram encaminhados para 39ª (Pavuna). "O policiamento foi reforçado e estamos atuando com o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões, que tentam desobstruir as vias interditadas por criminosos", afirmou a corporação em nota enviada ao UOL.
PM informou que operação visava reprimir a atuação de uma quadrilha envolvida nos episódios de roubo de veículo. De acordo com a Polícia Militar, os roubos de veículo acontecem principalmente na Avenida Brasil, mas também nas outras vias que dão acesso ao conjunto de comunidades no bairro de Guadalupe, na zona norte.
Foi nessa mesma região que agentes prenderam Marco Antônio da Glória, conhecido como Zoio. Segundo a PM, ele é considerado como segundo homem da hierarquia do tráfico de drogas da comunidade do Chapadão. O preso tem 15 passagens pela polícia e já foi considerado o principal responsável por roubos de veículos na capital e na região metropolitana.
OUTRAS DUAS OPERAÇÕES SÃO REALIZADAS
Policiais militares do Bope (Batalhão de Polícia de Operações Policiais Especiais), realizam uma operação no Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo. De acordo com o comando da unidade, a ação tem como objetivo reprimir a movimentação dos criminosos que atuam nas práticas de roubo de veículos e de cargas.
Até o momento, não há registro de prisão ou apreensão durante a ação que está em andamento.
Também nesta quarta-feira (14), policiais militares do 16° BPM (Olaria) realizam uma ação nas comunidades da Cidade Alta, Cinco Bocas e Parada de Lucas, na zona zorte do Rio de Janeiro. De acordo com o comando da unidade, a ação tem como objetivo coibir a movimentação de criminosos e a prática de roubo de veículos e de rua nos acessos às localidades.
Também não há registro de prisões ou apreensões. Os agentes também atuam na retirada de barricadas e auxiliam a ação de equipes da Prefeitura do Rio de Janeiro, que realizam o trabalho de fechamento de valas abertas por criminosos nas vias que ficam no entorno dessas comunidades.
+Lidas