por Theo Chaves
Publicado em 03/04/2025, às 17h52
Uma criança de 7 anos morreu, nesse último fim de semana, vítima de meningite meningocócica em Maceió. O óbito foi confirmado ao TNH1 pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), nesta quinta-feira (3).
LEIA TAMBÉM
De acordo com as informações, a vítima era moradora do bairro Chã da Jaqueira, na parte alta da capital alagoana. Ela estava internada no Hospital da Criança, local onde foi registrado o óbito.
Em nota (veja abaixo), a SMS informou que adotou as medidas protocolares assim que o caso foi identificado. Entre as ações realizadas, foram feitas a quimioprofilaxia e o monitoramento dos contatos próximos.
"A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) confirma o óbito de uma criança de 7 anos, residente do bairro Chã da Jaqueira, ocorrido no Hospital da Criança em decorrência de meningite meningocócica tipo B.
Assim que o caso foi identificado, a Vigilância Epidemiológica adotou as medidas protocolares para esse tipo de ocorrência.
Entre as ações realizadas, está a quimioprofilaxia e o monitoramento dos contatos próximos. Além disso, foi preenchida a ficha de notificação compulsória, detalhando todo o histórico do paciente e as circunstâncias do caso, especialmente como se deu a evolução clínica, conforme exigido pelos protocolos de vigilância.
A SMS segue acompanhando a situação e reforça a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra os diferentes tipos de meningite.
As vacinas que protegem contra diversos tipos de meningite, tais como meningocócica C e ACWY, BCG, Pentavalente e Pneumocócica 10, se encontram disponíveis em Unidades de Saúde e pontos fixos da capital", diz a nota.
Vacinas disponíveis no SUS
Meningocócica ACWY - Também conhecida como vacina meningocócica conjugada quadrivalente, esta vacina é oferecida em dose única para adolescentes de 11 e 12 anos.
Meningocócica C - Esta vacina é oferecida exclusivamente na rede pública de saúde, e o esquema vacinal é: 1ª dose aos 3 meses de idade, 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. Adolescentes e adultos que nunca tomaram a vacina podem se vacinar a qualquer momento.
Pneumocócica 10-valente (Conjugada) - Esta vacina previne contra a meningite provocada por 10 sorotipos da bactéria S. pneumoniae, também conhecida como pneumococo. É administrada no SUS e recomendada para crianças a partir de 2 meses e menores de 5 anos.