A chuva que cai no interior de Alagoas já começou a causar estragos para a população de alguns municípios nesta quinta-feira, 01. O TNH1 teve acesso às imagens de ao menos quatro cidades, de diferentes regiões, onde parte dos moradores enfrenta dificuldades por causa de alagamentos, elevação de nível de rios, surgimento de cratera, queda de árvores, de ponte, e de outras estruturas.
LEIA TAMBÉM
A Defesa Civil Estadual confirmou que segue em monitoramento constante das áreas atingidas e as equipes estão de prontidão após alerta de mais chuvas. Até o momento, não há registro de tragédia com vítimas no estado.
No município de Satuba, na Grande Maceió, uma cratera se abriu dentro de um condomínio e assustou moradores. A informação é de que o buraco segue aumentando a medida que a chuva cai na região. Ao menos 10 famílias já estão sendo retiradas de suas residências e encaminhadas a um local seguro. Confira o vídeo:
Na cidade de Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana, a população está apreensiva com a movimentação de terra, com a queda de árvore, que interrompeu o tráfego na AL-205, e com a queda de ponte, que está em processo de reconstrução desde 2022. Também houve transbordamento de pequenos reservatórios e afluentes do Rio Mundaú. Nesta manhã, o órgão estadual confirmou que o rio está acima da cota de atenção em União dos Palmares e Murici.
Em São José da Laje, também na Zona da Mata, os moradores mostraram em vídeos que a chuva provocou inundação e as calçadas das casas e dos estabelecimentos comerciais já estão cobertas pela água. Veja abaixo:
Já em Jequiá da Praia, no Litoral Sul alagoano, a intensidade com que a chuva caiu resultou na queda de muro de escola e de uma árvore, como também causou a invasão de lama em casas e elevou o nível do rio. Assista às imagens a seguir:
O estado teve dois alertas de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia renovados até a manhã de sexta-feira (2). A orientação para a população é evitar o mau tempo, observar a alteração nas encostas, e se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, os moradores devem proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Mais informações serão passadas pela Defesa Civil (telefone 199) e pelo Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA MAIS
+Lidas