"Crack - do vício ao crime": usuária de 57 anos chega a se prostituir para comprar droga

Publicado em 24/04/2023, às 15h08
Imagem "Crack - do vício ao crime": usuária de 57 anos chega a se prostituir para comprar droga

Por TNH1 com TV Pajuçara

Maria Helena (nome fictício), 57 anos, moradora da Favela da Federal, em Maceió, usuária de crack há uma década, chega a se prostituir para sustentar o vício e suportar a vida marcada pela miséria. 

A história de dona Maria Helena é um dos dramas que o programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV, mostrou nesta segunda-feira,  na série especial "Crack - do vício ao crime".

Com três episódios, a sériemostra o impacto da droga na vida das pessoas em Maceió.

"Não é fácil não, porque eles (traficantes) não vão dar. Quando a gente for comprar, pega no dinheiro, dá cinco contos, sua tanto para ganhar e gastar em uma miséria dessa. Roubar, eu não vou. Deus me defenda. (Sobre prostituição) Sempre chega aí. Chegou um hoje, mas mandei ir embora", disse a mulher, que está há 10 anos em situação de rua e às vezes faz bicos como lavadeira e faxineira. 

Segundo a reportagem, ela passou a morar na rua depois que o filho morreu. No dia da entrevista, a mulher estava sem fumar a droga há quatro dias porque não tinha dinheiro. "Penso em ter a minha mãe comigo e não posso ter. Se eu tivesse ao menos ela, não estaria aqui de jeito nenhum. Sendo humilhada por uma usuária igual a mim. Nunca fui para a cadeia, mas vai ter o momento de um dia eu cansar e fazer uma besteira. Aí pode vir me buscar, que eu não vou correr", lamentou. 

Assista ao primeiro episódio na íntegra:

EFEITOS DA DROGA

A farmacêutica Aline Fidélis explicou o efeito da droga. "Em torno de cinco minutos esse efeito já acabou. Pela característica da droga, pela via de exposição, há uma modulação do sistema nervoso central que faz com que as pessoas tenham essa característica da repetição do uso". 

Para o delegado Thiago Prado, da Polícia Civil de Alagoas, os usuários chegam ao ponto de viverem praticamente como zumbi pelas ruas da cidade. "É o que a gente pode chamar de epidemia, não só em Alagoas, mas em todo o Brasil. É uma droga muito viciante e acaba tirando a pessoa do ciclo social". 

As pessoas que aparecem na reportagem tiveram os nomes alterados e as imagens preservadas por questão de segurança.

A série tem produção de Teresa Cristina, reportagem de Maria Maciel, edição de texto de Vera Valério, Danielle Silva e Ivan Lemos, edição de imagens de Wando Cajueiro, imagens de Wellington Soares e Edmilson Nunes, e apoio técnico de José Santos, o Zeca

O segundo episódio da reportagem especial "CRACK - Do vício ao crime" vai ao ar nesta terça-feira, 25, a partir das 11h50, no programa Fique Alerta.

Gostou? Compartilhe