O segundo episódio da série especial "Crack - do vício ao crime", exibida nesta terça-feira, 25, no Fique Alerta, mostrou como funcionava uma espécie de 'mini cracolândia', localizada na Favela da Federal, no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió.
LEIA TAMBÉM
Acompanhada de agentes da Polícia Civil de Alagoas, a equipe da TV Pajuçara esteve no endereço, onde ficava uma casa abandonada.
"Nesse local escuro aqui é onde funciona toda a boca de fumo. Esse cômodo inicial normalmente fica vazio para aparentar que não tem ninguém aqui. Esse é o quarto em que algumas mulheres, infelizmente, praticam prostituição. Elas vendem o corpo para ter alguma quantia em dinheiro para sustentar o vício. Pode ver que tem até uma marica, que é o instrumento utilizado para usar o crack. É um local bem macabro. Não tem ventilação, somente uma lâmpada que tem aqui, de um gato de energia. Essa boca de fumo aqui tem uma gerente. É ela que determina quem pode ou não entrar", disse o delegado Thiago Prado.
Pelo menos dois casos de homicídio registrados neste ano aconteceram na região visitada pela reportagem. O mais recente foi o da transexual Joyce Kelly, morta a pedradas. A violência, segundo o delegado, é consequência do vício, que provoca não só retaliação por parte dos traficantes, como também roubos e furtos causados por usuários.
"Nem sempre eles (usuários) conseguem saldar essa dívida. Eles fumam o crack e rapidamente o efeito passa. Muitas vezes eles pedem ao traficante mais pedras, mais drogas, com a promessa de pagar posteriormente. E aí começam a entrar em um ciclo vicioso. Ou começam a roubar em área proibida pelo tráfico de drogas, porque isso prejudica o tráfico, uma vez que aumenta-se o policiamento em determinadas áreas. Os próprios traficantes aplicam 'disciplina' a esses chamados 'infratores' do mundo do crime e assim eles acabam sendo executados".
A polícia e a Prefeitura de Maceió demoliram a casa abandonada que servia como um tipo de 'cracolândia' fixa. O local funcionava como ponto de venda de drogas, uso de crack e zona de prostituição.
A série tem produção de Teresa Cristina, reportagem de Maria Maciel, edição de texto de Vera Valério, Danielle Silva e Ivan Lemos, edição de imagens de Wando Cajueiro, imagens de Wellington Soares e Edmilson Nunes, e apoio técnico de José Santos, o Zeca
O terceiro e último episódio da reportagem especial "CRACK - do vício ao crime" vai ao ar nesta quarta-feira, 26, a partir das 11h50, no programa Fique Alerta.
+Lidas