Contextualizando

“CPI dos Respiradores” – a ressurreição de um fantasma que remete ao governo Renan Filho em Alagoas

Em 17 de Abril de 2024 às 08:00

A gestão do senador e hoje ministro dos Transportes do governo Lula (PT), Renan Calheiros Filho (MDB/AL), como governador de Alagoas está sendo questionada.

É que foi apresentado na Câmara dos Deputados pedido do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) para instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo investigar o repasse de recursos da União para o Consórcio Nordeste, destinado à compra de 300 respiradores para hospitais, por R$ 48 milhões.

A negociação foi durante a pandemia de Covid-19 e, na realidade, esses respiradores nunca foram entregues aos governos nordestinos – muitos Estados chegaram a pagar antecipadamente pela compra dos equipamentos.

Alagoas está entre os Estados que participaram da negociação.

O assunto tem rendido bastante no noticiário, desde aquela época, e agora volta à tona com mais intensidade, com a possibilidade de instalação dessa CPI.

O deputado Kim Kataguiri entende que há suspeita de fraude na transação e responsabiliza principalmente o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, que era o presidente do Consórcio.

Segundo o parlamentar, é indispensávelapurar os envolvidos e a responsabilidade de cada um em mais um esquema vergonhoso de fraude e corrupção envolvendo aliados do presidente Lula. Os respiradores adquiridos custaram mais de R$ 40 milhões e nem sequer foram entregues à população. Há indícios concretos de corrupção, documentados pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República”.

A criação da “CPI dos Respiradores”, caso sejam obtidas as assinaturas necessárias, é a ressurreição de um fantasma que parecia exterminado pela ação do tempo.

Gostou? Compartilhe