Contextualizando

CPI da Braskem é retomada a partir de hoje com uma programação intensa de atividades

Em 23 de Abril de 2024 às 10:52

Depois de uma semana sem atividades, por conta da pauta do Congresso Nacional, está retomando as atividades nesta terça-feira (23) a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada pelo Senado para investigar o afundamento do solo em áreas de exploração da Braskem em Maceió.

E a programação está repleta de atividades para esses próximos dias.

Para hoje está pautado o depoimento do Procurador-geral do Município de Maceió, João Luis Lobo Silva, atendendo a requerimento do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).

Amanhã (24), a partir das 9 horas, a CPI da Braskem também ouvirá três técnicos e representantes de empresas que prestaram serviços de consultoria para a mineradora, convocações sugeridas pelo relator da comissão, senador Rogério Carvalho (PT-SE).

São eles o engenheiro Álvaro Maia da Costa, autor, em 2021, de relatório técnico de análise geomecânica de cavernas de extração de sal-gema pela Braskem; o engenheiro Roberto Fernando dos Santos Faria, que em 2018 elaborou relatório sobre problemas estruturais em casas e muros na região: o engenheiro Vitor José Campos Bourbon, que realizou exames de sonar e analisou a estabilidade e subsidência de cavernas de mineração.

Em relação ao desastre ambiental que a Braskem causou em Maceió, o governo de Alagoas tem até amanhã para cumprir o prazo dado pela Justiça Federal quanto à desapropriação de uma área para implantação de uma nova unidade de saúde em substituição ao Hospital Portugal Ramalho, interditado por conta dos danos causados pela empresa em Maceió.
No próximo mês de maio devem vir a Maceió senadores integrantes da CPI da Braskem,  para conhecer in loco o desastre ambiental que atinge cinco bairros da cidade, além de obter documentos e tomar novos depoimentos. Essa visita seria semana passada, mas foi cancelada por causa da pauta do Congresso Nacional.

Gostou? Compartilhe