A partir desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Maceió iniciará a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças imunocomprometidas de 3 a 5 anos de idade. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação com a Coronavac será feita de forma gradual. Inicialmente, o imunizante será destinado apenas para crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade. Em seguida serão as faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Ainda segundo o MS, não há mais recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 3 anos de idade.
“A vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 poderá evitar infecções pelo SARS-CoV-2, hospitalizações e óbitos, além de outras complicações pós-covid. Estudos já demonstraram a eficácia e efetividade da vacina Coronavac a partir dos 3 anos de idade e já está autorizada pela Anvisa, ou seja, a vacina é segura”, afirma a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
O MS orienta, ainda, que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Até o momento, Maceió aplicou 62.422 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, alcançando 63,98% da população entre 5 a 11 anos de idade vacinadas com a primeira dose e 36,06% do público infantil totalmente imunizado.
Documentação para vacinação pediátrica - Para vacinar o público de 3 e 4 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.
Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS. Além disso, devem apresentar a prescrição médica especificando a condição de imunossupressão conforme descrição abaixo informada pelo Ministério da Saúde:
Entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos):
Pontos fixos
Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos
Confira mais informações
Termo de Assentimento para vacinação infantil contra a Covid-19
LEIA MAIS
+Lidas