Covid: Arapiraca tem quase 1/3 dos casos confirmados no mês de janeiro em Alagoas

Publicado em 31/01/2024, às 11h28
Divulgação/Sesau
Divulgação/Sesau

Por João Victor Souza

O novo informe epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), mostra que o município de Arapiraca segue com o maior número de casos confirmados de Covid-19 em 2024, com o dobro de pacientes infectados em comparação com a capital Maceió, segunda cidade com maior incidência da doença neste ano. Ao todo, foram 1.998 pessoas diagnosticadas com Covid em Alagoas, de 1º a 30 de janeiro, sendo que quase 1/3 delas é do município do Agreste.

Os dados do último boletim mostram que, mesmo com os 742 casos confirmados, Arapiraca não registrou óbito causado pela doença neste primeiro mês do ano. A prefeitura destacou que, apesar de liderar os números da Covid no momento, os casos, em maioria, são considerados leves, como também houve redução de pacientes infectados na última semana de janeiro.

De acordo com o informe da Sesau, os casos em investigação no município do Agreste tiveram um pequeno aumento em relação à última semana. Agora são 49 pessoas à espera do diagnóstico, diferente de Maceió, que possui um número maior de exames em aberto: 346. A capital teve 356 casos confirmados em janeiro, e aparece em segundo no ranking por distribuição espacial. Já o terceiro município com mais casos de Covid no ano é Santana do Ipanema, com 120 testes positivos para a doença.

A Sesau disponibilizou a frequência de casos e óbitos confirmados por Covid, e casos em investigação, segundo município de residência e ano de ocorrência. Veja abaixo:


O que diz a prefeitura de Arapiraca - A Secretaria de Saúde de Arapiraca informou que registrou, na quarta semana do ano (21 a 27 de janeiro), uma redução na quantidade de casos confirmados de Covid-19 no município e de atendimentos a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional de Saúde.

"Os casos são, em sua maioria, leves e manejo ambulatorial. Segundo atualização do dia 30 de janeiro, também foi registrado que Arapiraca segue sem pacientes residentes internados", mostrou nota da prefeitura.

A secretaria reforçou ainda que disponibiliza as vacinas contra a doença em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e convidou toda a população para atualizar o esquema vacinal.

Mais de 300 mil pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid em Alagoas - Cerca de 334.959 pessoas não tomaram nenhuma dose a vacina contra a Covid-19 em Alagoas. Os números foram divulgados pela  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na tarde de terça-feira (30). O imunizante é disponibilizado de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A quantidade de pessoas ainda não vacinadas representa 10,71% da população alagoana, estimada em 3.127.683 de habitantes, conforme apontou o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A Sesau reforça que a vacinação de toda a população elegível é muito importante para o controle da doença. Além disso, o organismo de um vacinado reage muito melhor no caso de uma infecção, diminuindo o risco de morte.

Público elegível - Vale lembrar que a vacinação contra a Covid-19 está disponível tanto para as crianças na faixa etária a partir dos seis meses de vida, quanto para jovens, adultos e idosos.

Quem ainda não completou o esquema de vacinação ou faz parte de grupo prioritário para dose de reforço, pode ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou ponto que aplique vacina, com o seu cartão de vacinação. Os 102 municípios de Alagoas possuem imunizantes contra a Covid-19 para serem aplicados na população. 

Gostou? Compartilhe