Os Correios estão participando das atividades da 5ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG) do G20, em Maceió. O evento, que começou nessa segunda-feira (9), e prossegue até sexta-feira (13), reúne representantes das 20 maiores economias do mundo, além de emissários de países convidados.
LEIA TAMBÉM
No foyer do Hotel Ritz Lagoa da Anta, na capital alagoana, local onde acontece a reunião do DEWG, o Museu dos Correios montou uma exposição sobre o Patrono das Comunicações no Brasil, Marechal Rondon, responsável por conectar a Amazônia ao Rio de Janeiro por meio do telégrafo, nos anos de 1900 do século passado. Rondon criou o primeiro sistema de comunicações do Centro-Norte do País, sendo pioneiro nos esforços para a integração nacional. A exposição conta com informações sobre as expedições do marechal, fotos e objetos utilizados por ele, e pode ser visitada pelos participantes do evento durante toda a semana.
A estatal também realizará, na sexta-feira (13), o lançamento do selo postal G20. Para esta emissão está prevista a participação de representantes da Índia e do Brasil, que presidiram o G20 em 2023 e 2024, respectivamente, e da África do Sul, que assumirá a presidência do Grupo em 2025.
O que é o G20? – O “Grupo dos Vinte” reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional e tem o objetivo de debater temas para o fortalecimento da economia mundial e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas.
Fazem parte do G20 a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Ademais, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.
O G20 conta com presidências rotativas anuais e o Brasil assumiu a presidência do Grupo de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. A Cúpula do G20, reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros, está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país-sede. Entre as mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefa que compõem o G20, o GT Economia Digital (DEWG) está reunido esta semana na capital alagoana para discutir temas como inclusão digital, governo digital e o papel da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
Integram o Time Brasil do DEWG representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério das Comunicações (MCOM); do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República; do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).
LEIA MAIS
+Lidas