O secretário de estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres alertou, durante entrevista coletiva na noite desta quarta-feira, 22, para o “crescimento exponencial” do número de casos de covid-19 em Alagoas. Segundo ele, o governo do estado está preocupado e vem trabalhando para ampliar o número de leitos para poder atender os pacientes da doença. De acordo com Ayres, 21% dos leitos de UTI de Alagoas já estão ocupados
LEIA TAMBÉM
“A tendência nos próximos dias é de que a gente tenha realmente um crescimento. A população, durante um certo período, cumpriu muito bem as nossas determinações, no sentido de se manter em suas residências, evitando aglomerações, mas com o passar do tempo, a população começou a ficar indisciplinada, no interior e aqui em Maceió, principalmente, no feriadão da Semana Santa. Agora, a gente está sofrendo esses efeitos, com um aumento substancial dos casos e um crescimento exponencial”, disse Ayres.
Segundo o secretário, o vírus tem se espalhado em Alagoas e o número de atendimentos de pessoas com síndromes gripais e com suspeita de coronavírus cresce a cada dia nos hospitais.
Ayres ressaltou o números de 119 leitos de UTI já instalados pelo estado em um curto espaço de tempo. “ Nós estamos mantendo uma média de 20 a 25% de ocupação, mas esses números têm crescido e nós estamos bem preocupados com o crescimento nos últimos dias”, disse, ao comentar que a decisão do governador Renan Filho de prorrogar o decreto com medidas de combate ao coronavírus fpoi acertada.
Ainda de acordo com o secretário, o site da Sesau vai disponibilizar os números de leitos disponíveis para o tratamento de pessoas com covid-19 em Alagoas. De acordo com a atualização feita às 17h desta quarta-feira, dos 119 leitos de UTI disponibilizados, 25 estavam ocupados, totalizando uma ocupação de 21%. Dos 31 leitos de cuidados intermediários (UPAs), 1 estava ocupado (3%). Dos 189 leitos clínicos disponibilizados, 29 estavam ocupados, com um percentual de 15%.
“Totalizando, dos 339 leitos disponíveis, nós temos 55 ocupados”, disse o secretário.
De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (22/04), foram confirmados mais 33 casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o Estado tem um total de 243 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 126 estão em isolamento domiciliar e 23 internados em leitos públicos e privados. Outros 74 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 332 casos em investigação laboratorial.
LEIA MAIS
+Lidas