Em grandes supermercados, é comum encontrar uma prateleira inteira de opções de azeites, de marcas, origens e preços variados. Isso porque o brasileiro valoriza o produto, que, além de trazer benefícios à saúde, dá um sabor diferenciado aos alimentos. Mas diante de tantas possibilidades, qual critério seguir na hora da compra?
LEIA TAMBÉM
De acordo com uma postagem no Instagram, feita por uma dermaticista com mais de 700 mil seguidores, uma das possibilidades é verificar a cor da tampa do vidro de azeite. Isso porque, segundo ela, isso indicaria qual seria o melhor uso para ele. Os azeites de tampa vermelha seriam, segundo a publicação, aqueles destinados ao uso em preparos quentes, como frituras. Já os de outras cores seriam destinados a utilização em pratos frios, como saladas.
A informação, entretanto, não pode ser considerada verdadeira, segundo os especialistas ouvidos pelo VivaBem. "Algumas marcas fazem a segmentação do tipo de azeite pela cor do rótulo ou da tampa, mas isso não é um padrão do mercado e não dá para levar isso em consideração na hora de escolher qual azeite comprar ou de que forma o usar", explica o engenheiro agrônomo Luiz Fernando de Oliveira da Silva, que é coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
+Lidas