Com a aproximação do fim de 2021, os motoristas de Alagoas têm ainda mais chances de garantir economia para o ano que se inicia, com desconto de até 54% no imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) do ano de 2022, para veículos convertidos para o gás natural veicular (GNV).
LEIA TAMBÉM
Com base na Instrução Normativa nº 22/2018 da SEFAZ/AL, quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% do valor do seu automóvel e chega a economizar entre 45% e 54% no valor do IPVA, a depender da potência do carro.
Segundo Fabio Sousa, gerencia comercial da Algás, “este momento continua sendo o mais apropriado para motoristas adaptarem o seu veículo para o uso do GNV e, assim, garantir o desconto no IPVA já em 2022”. “Como estamos no fim de 2021, quem comprar um veículo 0km e fizer a conversão para o GNV, contará não só com uma pequena parcela de IPVA esse ano, como já estará garantindo a redução no imposto do ano que vem”, explica Sousa.
De acordo com a distribuidora de gás de Alagoas, Algás, além desse benefício, outro aspecto que gera um cenário ainda mais econômico é a vantagem de rendimento do GNV em comparação aos combustíveis líquidos, como a gasolina e o etanol.
Nos postos de combustíveis de Maceió, de acordo com levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a economia com uso do kit GNV em comparação à gasolina e ao etanol é de 42% a 49%. Só em Alagoas, são mais de 24 mil os veículos que utilizam o gás natural veicular como combustível, destes cerca de 1 mil veículos foram convertidos só no ano de 2021.
+Lidas