Consumidores podem renegociar dívidas com 160 instituições; saiba como

Publicado em 05/03/2025, às 08h57
Foto. Agência Brasil
Foto. Agência Brasil

Por Júlia Galvão/Folhapress

Consumidores endividados já podem tentar renegociar suas dívidas com o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A ação acontece até o dia 31 de março, sendo voltada à negociação de dívidas bancárias.


É possível participar das negociações de maneira remota, por meio dos canais oficiais da instituição financeira credora, ou pelo portal consumidor.gov.br. Quem preferir, também pode buscar o Procon participante da sua localidade.


Mais de 160 instituições estão envolvidas. Os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou taxas de juros reduzidas para ref


A ação é promovida em parceria com o BC (Banco Central), com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e com Procons.


Durante o evento, será possível renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e das demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeira.


É necessário que as dívidas estejam em atraso, além de não possuírem bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.


Desde 2019, a ação acontece anualmente nos meses de março e de novembro. Ao todo, mais de 33 milhões de contratos já foram renegociados. Apenas na última edição, realizada em novembro de 2024, 1.750.038 milhão de acordos foram feitos.


"A ação ajuda a prevenir o superendividamento e serve como um canal para a educação financeira dos consumidores, por meio da disponibilização de cursos e conteúdo gratuito", afirma Amaury Oliva, diretor de cidadania financeira e relações com o consumidor da Febraban.


POSSO RENEGOCIAR MAIS DE UMA DÍVIDA?


Segundo a Febraban, é possível renegociar mais de uma dívida desde que o consumidor possa assumir as parcelas da negociação.


A federação alerta, no entanto, que o mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento, caso em que os consumidores não conseguem arcar com suas despesas básicas pois as dívidas fugiram do controle.


SERASA LIMPA NOME


É também possível participar da renegociação por meio do Feirão Serasa Limpa Nome, que conta com atendimento online, presencial e em mais de 10 mil agências dos Correios.
Na nova edição, 602 milhões de dívidas podem ser negociadas com descontos de até 99% e com parcelas de até 72 vezes. As negociações no feirão podem ser feitas até o dia 26 de março.

Gostou? Compartilhe