Conselho Tutelar vai pedir explicações à escola após briga de alunos; Seduc emite nota

Publicado em 21/03/2024, às 10h43
Lazaro foi socorrido com vida, mas morreu em hospital de Maceió | Reprodução / Redes sociais
Lazaro foi socorrido com vida, mas morreu em hospital de Maceió | Reprodução / Redes sociais

Por João Arthur Sampaio

O Conselho Tutelar, responsável pela região do Benedito Bentes, informou que vai enviar uma equipe para a Escola Estadual Deputado Rubens Canuto para conversar com a diretoria e buscar esclarecer os fatos sobre o assassinato do aluno Lázaro André Bezerra de Oliveira, ocorrido nas proximidades da unidade de ensino na tarde de quarta-feira, 20.

O Conselho confirmou que vai realizar palestras com os alunos sobre a violência no ambiente escolar, em uma tentativa de prevenir outros possíveis casos. Já os estudantes que presenciaram o fato devem passar por acompanhamento psicológico. As aulas foram suspensas em todos os horários nesta quinta-feira, 21.

A representante do Conselho informou ao TNH1 que a instituição não foi acionada pela escola no dia do crime, mas sim por pais de outros alunos. A polícia também não teria sido chamada pela unidade de ensino, uma vez que o homicídio ocorreu fora das dependências do local. 

O que diz a Seduc

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamentou o corrido e afirmou que vai adotar medidas em relação à assistência à família da vítima. A secretaria também destacou já existe um grupo de trabalho de combate à violência nas escolas e o monitoramento vai ser intensificado. Confira abaixo:

O Governo de Alagoas lamenta a triste ocorrência registrada na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes, onde um desentendimento evoluiu para uma briga na área externa vitimando fatalmente o jovem Lázaro André Bezerra de Oliveira.

Dois adolescentes foram identificados e rapidamente apreendidos pela polícia, com autos devidamente formalizados. O Governo de Alagoas já determinou à Secretária de Educação a adotar as medidas necessárias à prestação de toda a assistência à família da vítima, ao tempo em que transmite o mais profundo sentimento de pesar nesse momento tão doloroso.

O Governo de Alagoas reitera o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho de combate à violência nas escolas, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino  com cerca de 170 mil alunos.

Por fim, o Governo conclama os pais, a comunidade escolar, a sociedade e as instituições em geral a fortalecerem o processo educacional como um todo, no sentido da transmissão de conhecimento, da formação, da orientação das novas gerações e da construção de um ambiente de paz.

Veja o que se sabe sobre o crime:

  • Um adolescente foi assassinado com golpes de canivete após uma briga na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió;
  • A vítima foi identificada como Lázaro André Bezerra de Oliveira, e tinha 15 anos;
  • Segundo o que foi passado pela Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), houve um desentendimento entre dois adolescentes e um deles chamou os amigos de outra escola para bater no outro;
  • Este último, amigo de Lázaro, disse que não queria confusão. A vítima tentou apartar a briga e foi agredida;
  • Ainda de acordo com a PC-AL, Lazaro levou um soco de um dos suspeitos e, depois, foi segurado, enquanto que o outro o esfaqueou; 
  • O menino foi levado ainda com vida ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas morreu na mesa de cirurgia;
  • Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos suspeitos do assassinato ainda na noite de ontem. A apreensão foi confirmada pela Polícia Civil de Alagoas na manhã desta quinta-feira, 21.


Gostou? Compartilhe