Conselheiro tutelar confirma possíveis casos de tráfico de crianças em Alagoas

Publicado em 18/11/2016, às 21h07

Por Redação

Após a polícia iniciar as investigações sobre supostas práticas de adoções ilegais e venda de bebês em Alagoas, o presidente do Conselho Tutelar, José Luiz Romeiro, em entrevista à TV Pajuçara, nesta sexta-feira, 18, afirmou que o conselho já recebeu denúncias de supostos casos de tráfico de crianças em Alagoas.

“Já tivemos um caso em que desconfiamos da prática, mas não foi concretizado durante as investigações policiais. Alguns casos levavam a crer diretamente na prática do tráfico por conta de indícios. Os criminosos levariam as crianças para Recife e de lá para a Europa, chegando a cobrar até trinta mil dólares por criança”, relatou.

O presidente também exemplificou alguns tipos de práticas utilizadas que para tentar burlar a lei.

“Em um caso recente, uma mulher chegou à maternidade com a identidade de outra colega, se passando pela mãe, mas graças a um funcionário do local, que conhecia a mãe, o Conselho Tutelar foi acionado e a irregularidade foi constatada. Em outros casos, a própria mãe já chegou a apresentar contrato da guarda passando para outra pessoa. Esse não é o meio legal. Todos os meios legais em termos de adoção, de guarda, tem que vir direto do juiz. Então, quando identificamos estes casos, encaminhamos para a Delegacia de Crimes contra a Criança e Adolescente”, explica.

Todas as denúncias já foram encaminhadas para a esfera policial.

Confira a matéria exibida no Pajuçara Noite desta sexta-feira (18):

Gostou? Compartilhe