Conseg vistoria Institutos de Criminalística e de Medicina Legal da capital

Publicado em 25/11/2016, às 23h05

Por Redação

Integrantes do Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg) fiscalizaram nesta sexta-feira (25) os prédios onde funcionam a Perícia Oficial, o Instituto de Criminalística  e do IML da capital.

A visita foi para averiguar o funcionamento dos órgãos, a produtividade de exames e laudos, os serviços oferecidos por cada entidade, como também as carências e problemas diários enfrentados pelas instituições públicas.

De acordo com Diógenes Tenório, conselheiro do Conseg, a visita é uma inspeção regular realizada sistematicamente pelo Conseg aos órgãos integrantes da Segurança Pública. A ideia é que cada comissão promova uma vistoria “in loco” para conhecer a estrutura, conversar com os servidores e produzir, a partir dessa visita, um relatório sugerindo adequações, melhorias na estrutura, nos recursos humanos e, principalmente, nos serviços oferecidos pelos órgãos.

“Como órgão deliberativo, podemos propor, mas também cobrar soluções. Por isso, a importância da inspeção realizada por esta comissão”, afirmou Júnior.

Estrutura

No Instituto de Criminalística, os integrantes do Conseg conheceram os laboratórios de balística, documentoscopia, e o novo Laboratório Forense. A estrutura moderna com vários equipamentos de última geração, com capacidade de proporcionar uma gama de exames de alta qualidade chamou a atenção de todos que desconheciam a unidade laboratorial e os serviços oferecidos por ele.

No Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima, além de interagir com os servidores, a comissão conheceu a provisoriedade da estrutura, os alojamentos, as salas de custódia e de necropsias. Eles também conheceram o Núcleo de Atendimento Psicossocial, Naps, onde funciona o projeto “Faça uma Criança Feliz”, ganhador do prêmio Ação Inovadora.

“A construção de projetos e ações de politicas públicas voltadas para os órgãos da segurança depende do conhecimento profundo dessa área. Por isso, ficamos muito felizes em poder receber a comissão do Conseg para mostrar a missão, visão e valores de cada Instituto da Perícia Oficial”,  disse perito-geral adjunto Hylnard Travassos.

Gostou? Compartilhe