por Luan Paz
Essa é uma das bromélias mais comercializadas do país, e uma das mais bonitas também, a Aechmea fasciata. Sua folhagem é rígida e apresenta estrias verticais, espinhos nas bordas e escamas esbranquiçadas, principalmente quando ainda está na fase jovem. A inflorescência, muito duradora, também é rígida, formada por brácteas cor-de-rosa, cheias de espinhos nas bordas, e flores roxas.
LEIA TAMBÉM
Os frutos são pequenos e arredondados. A floração ocorre quando a planta está madura e recebeu iluminação e nutrientes suficientes. Após a emissão das flores, ela emite brotações laterais e morre. Muito utilizada para a decoração de interiores durante a floração e, após esse período é indicado deixá-la em locais pouco sombreados e frescos.
O ideal é utilizar substratos para epífitas, como casca e fibra de coco, areia, ou outros materiais porosos, sempre à meia-sombra e irrigadas regularmente. Podem ser reproduzidas por separação das mudas laterais, quando estas atingem 2/3 do tamanho da planta mãe.
Quanto a irrigação, elas preferem de ter as raízes molhadas, mas sempre de forma bastante moderada, o mais importante é molhar as folhas e manter sempre o tanque central com água. Quando a temperatura do ambiente estiver muito alta, borrife as folhas com água, mas evite as horas mais quentes do dia.
+Lidas