Os líderes estão apostando cada vez mais no trabalho em equipe para conquistar resultados. Na visão deles, o desalinhamento de expectativas entre o gestor e funcionários pode atrasar processos e dificultar a formação de um time equilibrado e eficiente. Mas o que é realmente necessário para construir um grupo coeso?
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Para o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, o primeiro passo é listar o que você quer e o que precisa de sua equipe. "Sabendo exatamente aonde se quer chegar, fica mais fácil recrutar os melhores profissionais. O ideal é levar em conta as necessidades da empresa e, a partir disso, seguir um planejamento", conta.
Segundo França, a chave para evitar dores de cabeça é saber se as metas e a forma de trabalho dos colaboradores são compatíveis com a proposta que se tem em mente. "Para garantir o sucesso, é preciso que todos estejam na mesma página. Com certeza, seguindo os planos da empresa, os dois saem vitoriosos", afirma.
Outra dica do especialista é ir além das qualificações e prestar atenção no perfil comportamental do candidato. Ou seja, não basta contratar um profissional cheio de especializações.
As dicas também valem para equipes que já existem há algum tempo. "Líderes podem realizar reuniões para acompanhar o trabalho de cada um e fazer as adequações. Caso seja necessário, também é possível trocar as funções dos colaboradores, garantindo que o time chegue ao resultado esperado", explica.
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