Conheça o filhote de pinguim que teve chá revelação e pesa mais de 20 kg com nove meses

Publicado em 25/09/2024, às 14h50
Foto: Reprodução/SEA LIFE Melbourne Aquarium
Foto: Reprodução/SEA LIFE Melbourne Aquarium

Por CNN Brasil

O filhote Pesto, da raça pinguim-rei, tem apenas nove meses e pesa 22,5 quilos — ele já é maior que seus pais no Sea Life Melbourne Aquarium, na Austrália. Ele é uma “máquina de andar e fazer cocô coberta de penas”, e também é uma celebridade.

Fotos de Pesto — que mede 90 centímetros — ao lado de seus pais se tornaram virais na internet, despertando o interesse das pessoas sobre os pinguins.

Embora muitos reconheçam os pinguins adultos com suas penas pretas e brancas, os pinguins-rei nascem cobertos de penas marrons. Assim que aprendem a nadar, eles começam a trocar essas penas, um processo chamado de muda.

Os pinguins também são monomórficos sexualmente, o que significa que não é possível distinguir o sexo apenas olhando. Para descobrir, os tratadores retiram uma pequena amostra de sangue da pata e enviam para análise em laboratório.

Michaela Smale, tratadora de pinguins no Sea Life desde 2018, explica que, normalmente, a equipe do aquário faz cupcakes e os distribui informalmente entre os funcionários para anunciar o sexo dos filhotes. Mas, com Pesto, o anúncio foi feito nas redes sociais.

No vídeo viral, um tratador corta um bolo branco que revela a cor azul por dentro — indicando ser um macho. A página do Sea Life no Instagram tem 25 mil seguidores. Assista ao vídeo abaixo.

“Acho que ele sempre será um grandalhão”, diz Smale. “[Uma vez que ele faça a muda] Ele vai encolher e emagrecer um pouco, mas já é significativamente mais alto que o pai”.

O pai biológico de Pesto, Blake, é um dos pinguins mais velhos e grandes do aquário. No entanto, ele está sendo criado por Tango e Hudson, pinguins mais jovens que os tratadores decidiram experimentar como pais. Muitos dos 60 pinguins têm nomes relacionados a alimentos, como Pudim, Whopper e Lamingtons.

Pesto come cerca de oito peixes, quatro vezes por dia — mais de 30 peixes ao todo —, o dobro do que um pinguim adulto consome. Como ainda é um filhote, também recebe alimentação extra dos pais.

Com tanta comida, vem muito resíduo. Smale explica que os pinguins fazem cocô a cada 15 minutos — ou seja, os tratadores sempre ficam ocupados limpando o recinto para os visitantes.

Aliás, a fase adulta já está próxima. Pesto começou a perder algumas penas de filhote e, em breve, começará suas aulas de natação com o pai.

“Às vezes, eles se tornam adolescentes bem independentes. Então, talvez ele esteja prestes a entrar em sua fase de ‘bad boy’”, brinca Smale.

“Espero que ele mantenha um pouco de sua personalidade peculiar e que possamos acompanhar suas aventuras enquanto ele se integra à colônia”.

Gostou? Compartilhe