Aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp é constantemente alvo de criminosos e acaba se tornando meio de circulação de diversos golpes na web. Em geral, os ataques prometem recursos inexistentes no app com o objetivo de atrair a curiosidade dos usuários para levá-los às armadilhas. Listamos os cinco principais golpes que circulam no WhatsApp desde o começo do ano para que você não se torne mais uma vítima. Veja:
LEIA TAMBÉM
1. Falsas planilhas do Excel
Disfarçando o malware de planilha do Excel, os criminosos enviam mensagens em nome de instituições e universidades renomadas para atrair o usuário. O golpe é bastante popular na Índia.
2. Saiba quem viu sua foto
Essa armadilha promete mostrar quem andou vendo sua foto no WhatsApp. Para isso, o usuário precisa compartilhar o link em cinco grupos ou enviar a mensagem a dez amigos. Depois disso, ele deve inserir seu número de celular. Como resultado, a pessoa acaba se inscrevendo em um serviço pago de mensagens.
3. Mude a cor do aplicativo
Mais de 1 milhão de pessoas caíram nesse golpe, que promete trocar a cor do WhatsApp. Ele funciona da mesma maneira que o anterior, solicitando o compartilhamento do link com amigos e inscrevendo o usuário em serviços de SMS premium.
4. Clone o WhatsApp de um amigo
Usando a curiosidade das pessoas, esse golpe afirma que consegue clonar a conta de uma pessoa, dando acesso às suas mensagens. Para liberar o recurso é preciso assistir a um vídeo e fazer o download de uma ferramenta. Os criminosos então enviam uma falsa mensagem de erro e pedem que a pessoa preencha um cadastro para mostrar que não é um robô. Mais uma vez, o prejuízo é financeiro, já que o cadastro é, na verdade, a inscrição de um serviço pago.
5. Bônus nos créditos
O mais recente dos golpes é a promessa de R$ 15 de crédito no smartphone. Para ter direito à quantia, o usuário deve compartilhar com “todos os amigos e todos os grupos”. A partir daí, a página pede a atualização do Facebook, mas na verdade baixa uma série de malwares para o dispositivo.
Como se proteger?
Caí no golpe; o que devo fazer?
O Olhar Digital entrou em contato com o WhatsApp para saber como o aplicativo tem trabalhado para evitar novos golpes, mas não obteve respostas.
LEIA MAIS
+Lidas