por Luan Paz
Elas são sucesso toda vez que falo dela por aqui! Eu sei que você também é um grande fã das rosas do deserto, mas você sabia que existem mais de 300 espécies diferentes dessa planta? Cada uma com uma característica toda especial e que dão um toque especial para qualquer jardim, varanda ou espaço verde. Vamos embarcar juntos em uma jornada pelas principais variedades de Rosas do Deserto encontradas no Brasil!
LEIA TAMBÉM
A mais conhecida e encontrada é a Adenium obesum, uma planta que chega a atingir até 6 metros de altura, com flores de cores variadas, como rosa, vermelho, amarelo e branco. É uma planta fácil de cultivar e cuidar, sendo super resistente a períodos de estiagem e secos. É muito popular no Brasil por sua beleza e variedade de cores. Estima-se que tenham sido vendidas mais de 1 milhão de unidades no país só esse ano!
Adenium boehmianum é outra espécie de rosa-do-deserto. Nativas do sul africano, se adapta bem a climas secos e solos rochosos. Forma arbustos mais discretos, que crescem de forma lenta e, dificilmente crescem mais de 1,5 m de altura. Apresentam características importantes como a capacidade de “hibernarem” durante o inverno e as suas folhas são grandes e de uma coloração verde vivo.
Outra espécie de origem africana é a Adenium multiflorum, que crescem em arbustos e, normalmente, não ultrapassam 30 cm de altura. Seus caules e raízes são mais robustos e servem para armazenar água e também costumam hibernar durante os períodos mais frios do ano. Suas flores lembram uma estrela e as cores mais comuns são branco, rosa ou vermelha. Outra característica importante dessa espécie é o tempo de floração, muito mais lento que a maioria das rosas do deserto, então muita paciência com a sua!
A Adenium arabicum é a preferida pelos cultivadores de bonsais. Nativa da península arábica, geralmente suas flores possuem tonalidade rosa vibrante, enquanto os caules costumam ser longos e robustos. Quando plantada direto no solo podem atingir 2 metros de altura e, por ser uma das mais resistentes são ideais para locais mais rochosos e áridos.
Conhecida como rosa-do-deserto de verão, a Adenium swazicum é uma excelente opção para quem procura plantas que florescem durante todo o ano, além de serem as mais resistentes às alterações climáticas.
+Lidas