por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
O Pajuçara Auto está em Fortaleza-CE à convite da Peugeot do Brasil para cobrir o lançamento da linha 2017 do Peugeot 208.
O modelo ganhou uma nova opção de motor, o 1.2 de 90 cv, o mais econômico do Brasil e uma versão super esportiva com motor 1.6 THP.
Durante um dia inteiro de atividades, testamos o carro na estrada e também no autódromo da capital cearense.
À noite, em um evento exclusivo para jornalistas, os executivos da Peugeot apresentaram as novidades do novo Peugeot 208.
Estiveram presentes Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina, Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot, Sérgio Davico, diretor de produto, Marcos Brier, diretor de comunicação e Frederico Bataglia, diretor de Marketing da Peugeot.
O que há de novo
O novo Peugeot 208 agora conta com três opções de motor e seis versões ao todo. Destaque para o novíssimo motor 1.2 PureTech de 3 cilindros de 90 cv, que mesmo sendo menor que o 1.5, oferece desempenho 37% melhor.
O novo 208 ainda conta com a versão Sport com motor 1.6 e a versão GT THP com 173 cavalos de potência.
Além disso o novo 208 agora ganha em todas as versões o conceito i-cockpit com direção esportiva e visual interno que valoriza a dirigibilidade.
A modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
Detalhes dos modelos
Segundo a Peugeot, no Novo 208 cada elemento de sua concepção foi pensado para proporcionar aos motoristas e passageiros uma experiência surpreendente a bordo do modelo.
O i-Cockpit propõe uma ruptura com o tradicional conceito do posto de condução. Ele é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova geração ao alcance das mãos.
Ainda internamente, o Novo 208 renovou totalmente o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões do modelo. O mesmo ocorreu com o acabamento. Maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante, manopla do câmbio, nada passou despercebido pela Marca.
O Novo 208 também traz um renovado código estético, alinhado com o modelo europeu.
208 GT
Com o lançamento do 208 GT, a Peugeot incrementa no segmento uma versão bem apimentada. Equipado com o reconhecido motor 1.6 turbo THP de 173 cv de potência máxima, o modelo alia alto desempenho – com aceleração de 0 a 100 km/h de 7,6 segundos – a um estilo dinâmico que proporciona prazer de dirigir absolutamente único.
De estilo dinâmico e agressivo, esse autêntico hot hatch é rico em detalhes, realçados pela nova roda de alumínio diamantada de 17 polegadas, novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.
O ambiente interno exclusivo destaca o tom escuro do painel e elementos na cor vermelha presentes inclusive no painel de instrumentos iluminado em LED, na costura do revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro negro e vermelho perfurado com marcação do “Zero”, inserto cromado e placa GT.
O interior esportivo e exclusivo se completa com as pedaleiras em alumínio, maçanetas, embelezadores dos aeradores em cromo acetinado, manopla do câmbio cromada, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. Outro destaque fica por conta do painel de bordo com revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.
O novo motor 1.2
O destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina.
Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano.
208 Sport
A PEUGEOT também pensou no cliente que preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem o apelo da performance em primeiro plano.
Assim, o Novo 208 Sport traz, externamente, uma nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom.
Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as laterais do modelo.
Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha e inserto de cromo-acetinado.
Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.
Preço das versões
A linha 2017 do Peugeot 208 só começa a ser vendido na rede de concessionárias no dia 1º de maio. A versão de entrada a Active 1.2 custa a partir de R$ 48.190,00, já a versão GT sai por 78.990,00.
Veja abaixo os valores de todas as versões:
Cobertura Pajuçara Auto
Todos os detalhes das versões, o test drive na estrada a experiência na pista com a piloto da Stock Car Bia Figueiredo você confere dia 16/04 no Pajuçara Auto na TV Pajuçara-Record
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas