por Luan Paz
Elas são campeãs nos lares brasileiros, podem ser cultivadas em vasos, em troncos de árvore e até mesmo em pedras, a maioria necessita apenas de uma quantidade moderada de água, mas uma característica comum das orquídeas pode tirar o sono de muita gente e, se a sua planta ainda está sem florir, então se liga nessas dicas para induzir a floração da sua orquídea.
LEIA TAMBÉM
A primeira coisa que você deve saber é que uma parte considerável das espécies de orquídeas florescem apenas uma vez por ano, por isso, não se assuste caso a sua planta fique sem florir o jardim durante as demais estações, mas continue cuidando até a próxima floração.
Mas alguns cuidados devem ser tomados durante esse período, um deles é garantir irrigação adequada e substratos bem drenados e utilizar adubos específicos e indutores de florescimento. Porém se a sua planta não está florindo por um período maior que o normal, então sua orquídea pode estar com algum problema.
O primeiro ponto de observação são as raízes, quando estão saudáveis elas tem uma coloração mais prateada ou verde, em seguida veja como estão as folhas, se estiverem amareladas podem indicar excesso de água, mas se estiverem murchas, podem estar sofrendo com falta de água. Outros pontos são presença de pragas, como cochonilhas ou formigas, até mesmo o excesso ou falta de luminosidade podem alterar a floração das suas orquídeas, portanto coloque-as em locais bem luminosos, mas com baixa incidência de luz direta.